Oito jogos e nenhuma vitória: o tabu do técnico do Uruguai contra o Brasil

Compartilhe

Clássicos contra o Brasil são quase sempre um pesadelo para Óscar Washington Tabárez. O técnico do Uruguai ainda não sentiu o sabor de derrotar os pentacampeões. O senhor de 73 anos tentará quebrar o tabu pessoal pela nona vez na partida desta terça-feira, às 20h, no Estádio Centenário, em Montevidéu, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Qatar-2022. O retrospecto dele aponta seis derrotas e dois empates. É freguês da Seleção contra quatro diferentes técnicos: Sebastião Lazaroni, Dunga, Luiz Felipe Scolari e Tite.

A série de insucessos de Tabárez contra o Brasil começa no século passado. Era 1989. As duas seleções chegavam à última rodada do quadrangular final da Copa América com chance de conquistar o título. Sob o comando de Sebastião Lazaroni, os anfitriões venceram a partida por 1 x 0, no Maracanã, e encerraram o tabu de 40 anos sem conquistar o torneio continental.

O maestro, como Tabárez é carinhosamente chamado, reencontrou o Brasil na Copa América de 2007, na Venezuela. O duelo valia vaga para a final. Houve empate por 2 x 2 no tempo normal e a esquadra verde-amarela comandada por Dunga triunfou na decisão por pênaltis, por 5 x 4.

Na sequência, outros dois duelos contra o Brasil pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul. Em São Paulo, o Uruguai abriu o placar, mas sofreu a virada em uma noite de gala do centroavante Luis Fabiano. O Fabuloso comandou a reação verde-amarela, no Morumbi.

Em Montevidéu, Tabárez amargou a pior derrota para o Brasil na carreira de técnico. Com uma exibição impecável, a trupe de Dunga humilhou o Uruguai, no Centenário, por 4 x 0, em 2009. Apesar do resultado, o treinador celeste seguiu firme no cargo e levou o Uruguai ao quarto lugar na Copa da África. No fim das contas, foi a melhor seleção sul-americana na competição.

Óscar Washington Tabárez contra o Brasil

  • 16/07/1989 – Brasil 1 x 0 Uruguai
  • 10/07/2007 – Brasil 2 (5) x 2 (4) Uruguai
  • 21/11/2007 – Brasil 2 x 1 Uruguai
  • 06/06/2009 – Uruguai 1 x 4 Brasil
  • 26/06/2013 – Brasil 2 x 1 Uruguai
  • 25/03/2016 – Brasil 2 x 2 Uruguai
  • 23/03/2017 – Uruguai 1 x 4 Brasil
  • 16/11/2018 – Brasil 1 x 0 Uruguai

Em 2013, o Uruguai cruzou o caminho do Brasil nas semifinais da Copa das Confederações, em Belo Horizonte. Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o Brasil venceu por 2 x 1, no Mineirão, e partiu rumo à conquista do tetracampeonato do torneio.

A sexta tentativa de vencer o Brasil foi em 2016 nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia. Em um confronto duríssimo na Arena Pernambuco, o Brasil, de Dunga, abriu 2 x 0 no clássico, mas o Uruguai, de Tabárez, arrancou empate por 2 x 2 – e quase virou o jogo – comandado pela dupla de ataque formada por Cavani e Luis Suárez. Cada um fez um gol.

Na partida de volta, em Montevidéu, o Uruguai indicou que Tabárez finalmente derrotaria o Brasil ao abrir o placar numa cobrança de pênalti de Cavani. No entanto, o Brasil, de Tite, tomou as rédeas do jogo, se impôs dentro do Centenário e virou a partida para 4 x 1.

O último combate entre as duas seleções faz dois anos. Na ressaca da Copa da Rússia, o Brasil venceu por 1 x 0, no Emirates Stadium, em Londres. Neymar fez de pênalti.

Em tese, Óscar Washington Tabárez tem nesta terça-feira a melhor oportunidade de finalmente quebrar o tabu pessoal contra o Brasil. A Seleção está desfalcada de Neymar, Philippe Coutinho e Casemiro, ou seja, três peças fundamentais na engrenagem de Tite. Enquanto a equipe verde-amarela vem de triunfos sobre adversários fáceis, ou seja, Bolívia, Peru e Venezuela; o Uruguai está embalado por um triunfo impressionante contra a Colômbia, em Barranquilla, por 3 x 0, mas não contará com Luis Suárez. O atacante testou positivo para covid-19.

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Paulo Pelaipe confirma ao blog acerto com o novo dono da SAF do Cruzeiro

A caminho do Cruzeiro, Paulo Pelaipe?   “Sim”, respondeu o executivo ao blog às 18h19…

6 horas atrás
  • Esporte

Gabigol é liberado no momento em que Pedro amarga 225 minutos de jejum

A liberação de Gabigol para voltar a treinar e jogar pelo Flamengo é a melhor…

17 horas atrás
  • Esporte

G-4 ignora tempo de serviço: 10 pitacos sobre a rodada 4 do Brasileirão

Resenha da 4ª rodada do Brasileirão   Prematuros A classificação após quatro rodadas do Brasileirão…

1 dia atrás
  • Esporte

Balanço financeiro: Federação do DF tem superavit milionário pela primeira vez

A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) praticamente dobrou o superavit de 2022 e…

1 dia atrás
  • Esporte

O tabu do Fla contra o Bota em jogos às 11h: palpites da 4ª rodada do Brasileirão

Brasileirão – 4ª rodada Vasco x Criciúma Quando: 27/4, às 16h, São Januário Na torcida…

4 dias atrás
  • Esporte

O tempero de Pekerman na estreia vitoriosa de Luis Zubeldía no São Paulo

Luis Zubeldía era reserva da Argentina no Mundial Sub-20 de 1999, na Nigéria.  A seleção…

5 dias atrás