Mirassol foi campeão da Série D com apenas um técnico: Eduardo Baptista. Foto: Marcos Freitas/Mirassol
A quarta divisão do Campeonato Brasileiro é a única que passou imune à cota máxima para mudança de técnicos na temporada 2021. Enquanto os clubes das séries A, B e C poderão trocar no máximo dois treinadores na competição, a D seguirá a regra raiz, ou seja, os 68 times poderão demitir e/ou contratar quantos profissionais desejarem a qualquer tempo.
O blog apurou com um dirigente da CBF que a proposta não foi sequer apresentada aos clubes. Ao contrário das outras divisões, a quarta não tem Conselho Técnico. Portanto, os presidentes dos times não participam das principais decisões vinculadas ao torneio. Consequentemente, não há mudanças radicais para a nova temporada. As regras continuam as mesmas da edição 2020.
Apresentada pela CBF ao Conselho Técnico das principais divisões, a votação para limitação ou não da troca de treinador teve resultados diferentes. Na Série A, por exemplo, foi aprovada por 11 x 9, ou seja placar apertadíssimo. Na B, houve goleada favorável à medida: 18 x 2. Houve unanimidade na C. Todos os 20 candidatos ao título optaram pela inovação.
Brasiliense e Gama não teriam descumprido a regra se ela tivesse sido colocada em prática na temporada passada. O Jacaré teve exatamente dois treinadores na Série D. Começou sob a batuta de Edson Souza e terminou com Vilson Tadei. O Alviverde, que perdeu justamente Tadei para o arquirrival, concluiu a quarta divisão comandado pelo atual, Victor Santana.
Com a manutenção da regra antiga, a Série D será, sim, uma opção de emprego para treinadores que estourarem a cota de mudanças na terceira, segunda e primeira divisões do Brasileirão. Há desafios interessantes na última divisão. Resgatar a Portuguesa, por exemplo.
Não custa lembrar que o atual campeão do torneio tem passagem por clubes de ponta do país. Ex-técnico do Palmeiras na Libertadores, Eduardo Baptista apostou no projeto do Mirassol e levou o time do interior de São Paulo não somente ao título inédito da Série D, mas, principalmente, cumpriu a missão de alçar o clube à terceira divisão.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…