Endrick foi o protagonista da arrancada do Palmeiras no Brasileirão 2023. Foto: Staffi Imagens/CBF
Batalhas políticas, um mês de desgoverno, guerra de liminares e falta de agenda. O tradicional Prêmio Craque do Brasileirão organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao término de cada temporada arrisca ser cancelado pela segunda vez desde a criação, em 2005. Também não houve em 2022. A entidade não explicou o motivo à época, mas a inusitada Copa do Mundo em novembro, no Catar, foi uma das razões. A três dias do início da Série A 2024, não há previsão para a entrega dos mimos relativos ao ano passado. Detalhe: nem a pandemia impediu a cerimônia remota de gala na edição de 2020, concluída em fevereiro de 2021.
A entidade máxima do futebol nacional não encontrou datas no calendário apertado e perdeu o “time” para o evento de gala depois das batalhas políticas e jurídicas pelo poder. Afastado no tapetão, Ednaldo Rodrigues voltou à presidência, em 4 de janeiro, teve de tomar decisões a toque de caixa, como a escolha do novo treinador da Seleção e a formação da comissão técnica, e o Prêmio Craque do Brasileirão deixou de ser prioridade..
O plano inicial da CBF era realizar o evento na segunda-feira posterior ao encerramento da competição. No entanto, a última rodada teve de ser adiada do dia 2 de dezembro de 2023, um domingo, para 6, quarta-feira, e a programação mudou. A CBF argumentou que não queria atrapalhar as férias dos jogadores, mas eventos como a Bola de Prata da ESPN e da Mesa Redonda da Gazeta Esportiva rolaram normalmente no dia seguinte ao capítulo final.
Na verdade, havia uma saia justa nos bastidores. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) afastou Ednaldo Rodrigues da CBF no dia seguinte à entrega da taça de campeão ao Palmeiras, no Mineirão, em Belo Horizonte, e deu início ao período de 27 dias de instabilidade política e jurídica. A CBF ficou um mês inteiro desgovernada e várias decisões deixaram de ser tomadas, entre elas, a cerimônia de gala do Brasileirão de 2023.
Ednaldo Rodrigues foi reconduzido ao cargo pela liminar do ministro do STF Gilmar Mendes em 4 de janeiro deste ano e não conseguiu realizar a festa antes da Supercopa do Brasil entre Palmeiras e São Paulo, como pretendia.
A semana de premiações nos estaduais e a maratona de jogos domingo-quarta-domingo também inviabilizam a realização do Prêmio Craque do Brasileirão 2023 antes do início da Série A de 2024. Portanto, é bem provável que a próxima festa de gala seja a de 2024, no fim deste ano, com alguma menção à temporada de 2023. Favoritos a receber homenagem como o centroavante uruguaio Luis Suárez nem atuam mais no futebol brasileiro.
A votação para eleger os destaques do Campeonato Brasileiro de 2023 foi concluída em 8 de dezembro do ano passado. Jornalistas e os capitães e treinadores de todos os 20 clubes participantes dos Brasileirões masculino e feminino formaram o colégio eleitoral. Foram escolhidos seleção do campeonato, craque, melhor treinador e revelação.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…