Batalhas políticas, um mês de desgoverno, guerra de liminares e falta de agenda. O tradicional Prêmio Craque do Brasileirão organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao término de cada temporada arrisca ser cancelado pela segunda vez desde a criação, em 2005. Também não houve em 2022. A entidade não explicou o motivo à época, mas a inusitada Copa do Mundo em novembro, no Catar, foi uma das razões. A três dias do início da Série A 2024, não há previsão para a entrega dos mimos relativos ao ano passado. Detalhe: nem a pandemia impediu a cerimônia remota de gala na edição de 2020, concluída em fevereiro de 2021.
A entidade máxima do futebol nacional não encontrou datas no calendário apertado e perdeu o “time” para o evento de gala depois das batalhas políticas e jurídicas pelo poder. Afastado no tapetão, Ednaldo Rodrigues voltou à presidência, em 4 de janeiro, teve de tomar decisões a toque de caixa, como a escolha do novo treinador da Seleção e a formação da comissão técnica, e o Prêmio Craque do Brasileirão deixou de ser prioridade..
O plano inicial da CBF era realizar o evento na segunda-feira posterior ao encerramento da competição. No entanto, a última rodada teve de ser adiada do dia 2 de dezembro de 2023, um domingo, para 6, quarta-feira, e a programação mudou. A CBF argumentou que não queria atrapalhar as férias dos jogadores, mas eventos como a Bola de Prata da ESPN e da Mesa Redonda da Gazeta Esportiva rolaram normalmente no dia seguinte ao capítulo final.
Na verdade, havia uma saia justa nos bastidores. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) afastou Ednaldo Rodrigues da CBF no dia seguinte à entrega da taça de campeão ao Palmeiras, no Mineirão, em Belo Horizonte, e deu início ao período de 27 dias de instabilidade política e jurídica. A CBF ficou um mês inteiro desgovernada e várias decisões deixaram de ser tomadas, entre elas, a cerimônia de gala do Brasileirão de 2023.
Ednaldo Rodrigues foi reconduzido ao cargo pela liminar do ministro do STF Gilmar Mendes em 4 de janeiro deste ano e não conseguiu realizar a festa antes da Supercopa do Brasil entre Palmeiras e São Paulo, como pretendia.
A semana de premiações nos estaduais e a maratona de jogos domingo-quarta-domingo também inviabilizam a realização do Prêmio Craque do Brasileirão 2023 antes do início da Série A de 2024. Portanto, é bem provável que a próxima festa de gala seja a de 2024, no fim deste ano, com alguma menção à temporada de 2023. Favoritos a receber homenagem como o centroavante uruguaio Luis Suárez nem atuam mais no futebol brasileiro.
A votação para eleger os destaques do Campeonato Brasileiro de 2023 foi concluída em 8 de dezembro do ano passado. Jornalistas e os capitães e treinadores de todos os 20 clubes participantes dos Brasileirões masculino e feminino formaram o colégio eleitoral. Foram escolhidos seleção do campeonato, craque, melhor treinador e revelação.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
O Botafogo perdeu o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro na noite deste sábado porque é…
Os times comandados pelo técnico Fernando Diniz costumam apresentar dois defeitos: sofrem muitos gols construídos…
Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…