Roger Machado pode ser o terceiro aprendiz de Luxemburgo a vencer o mestre neste Brasileirão

Compartilhe

Pela terceira vez, em seis jogos na Série A do Campeonato Brasileiro, o professor Vanderlei Luxemburgo enfrentará um ex-aluno. Depois de perder para o Avaí, de Claudinei Oliveira, e do Vitória, de Alexandre Gallo, o próximo discípulo da lista é Roger Machado, nesta quarta-feira, no Independência, em Belo Horizonte. Ambos trabalharam juntos no Grêmio, em 2012. Na época, o mestre chegou a pegar dois jogos de suspensão e o discípulo comandou o tricolor à beira do campo. Foi observador de Luxemburgo e liderou atividades sob as ordens de Luxa.

Os duelos de Vanderlei Luxemburgo contra seus ex-estagiários estão sendo desagradáveis para o profexô. Na partida contra o Avaí, na Ressacada, perdeu por 1 x 0 para o time de Claudinei Oliveira, um fã assumido de quem um dia foi seu mentor. O técnico do time catarinense estava no Santos, em 2006, começando a carreira nas divisões de base do Peixe, quando participou de um curso ministrado por Luxemburgo.

No último domingo, o técnico pentacampeão brasileiro teve Alexandre Gallo como carrasco. Gallo era auxiliar do pofexô naquele Santos campeão nacional em 2004. Foi a última etapa do estágio antes de assumir um time sozinho pela primeira vez. Gallo partiu para assumir a Portuguesa-SP. No fim de semana, o Vitória, de Alexandre Gallo, atropelou o Sport, de Luxemburgo, dentro da Ilha do Retiro, por 3 x 1.

Na sequência do Brasileirão, Luxemburgo deve enfrentar mais um discípulo. Em 2005, Jorginho, técnico do Bahia, foi até a Espanha fazer um estágio com o então técnico do Real Madrid. Em entrevista ao blogueiro, em 2013, o tetracampeão contou como foi a experiência. “Eu tenho muito carinho e respeito por um dos melhores treinadores do país, um dos mais vencedores que o país já teve. Tive a oportunidade de acompanha-lo no início da minha carreira. Agradeço a ele e à sua comissão técnica por todo apoio de uma semana de treino no Real Madrid”, contou Jorginho, que enfrentará Luxemburgo em 30 de julho.

Vanderlei Luxemburgo tem fama de revelar técnicos. Quando deixou o Corinthians em 1998 para assumir a Seleção Brasileira, o discípulo Oswaldo de Oliveira assumiu o cargo. Na conquista da tríplice coroa pelo Cruzeiro, Paulo César Gusmão era um dos seus assistentes. No Real Madrid, um dos seus auxiliares foi Paulo Campos. Braço direito nos tempos de Flamengo, Jayme de Almeida levou o rubro-negro ao título da Copa do Brasil em 2013.

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Racing explora vícios defensivos de Diniz e mina o Cruzeiro na final

Os times comandados pelo técnico Fernando Diniz costumam apresentar dois defeitos: sofrem muitos gols construídos…

7 horas atrás
  • Esporte

Do Mundial Sub-17 à final da Sula: Cruzeiro restaura Veron e Kaio Jorge

Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…

19 horas atrás
  • Esporte

Roger Machado criou um lateral-direito e a Seleção precisa testá-lo

Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…

1 dia atrás
  • Esporte

Nations League: Sorteio das quartas reedita três finais de Copa do Mundo

O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…

2 dias atrás
  • Esporte

Ronaldo Fenômeno articula candidatura à presidência da CBF em Brasília

Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…

2 dias atrás
  • Esporte

Técnica brasiliense Camilla Orlando ganha Candangão e Paulistão em 11 meses

Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…

3 dias atrás