A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) decidiu aumentar a quantidade de jogos monitorados pela Arbitragem de Vídeo. Previsto para ter auxílio do VAR apenas nos confrontos da final, como no ano passado, o Campeonato do Distrito Federal usará a tecnologia de ponta para diminuir o risco de erros a partir das semifinais nesta temporada. O mata-mata começa neste fim de semana com os duelos Paranoá x Real Brasília e Capital x Brasiliense, ambos agendados para o Estádio JK, no Paranoá.
O uso do VAR nas semifinais demandará um investimento estimado em R$ 70 mil pelas quatro partidas. A logística será diferente nos confrontos de volta. Protagonistas das melhores campanhas na fase classificatória, Real Brasília e Brasiliense receberão os adversários no Defelê, na Vila Planalto; e no Serejão, em Taguatinga.
Especialistas na operação asseguram que as três arenas escolhidas para as semifinais estão prontas para receber a operação. No ano passado, o VAR foi inaugurado no Candangão em jogos realizados no Abadião, palco dos duelos entre o atual bicampeão Brasiliense e o vice Ceilândia nos dois duelos válidos pela decisão do título.
Ao utilizar o VAR nas semifinais, a FFDF se equipara, por exemplo, ao Campeonato Carioca. A Ferj adotou o sistema nos clássicos entre Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco; e a partir das semifinais nos duelos entre Flamengo e Vasco e na série de ida e volta entre Fluminense e Volta Redonda.
O Campeonato Paulista é a exceção. O torneio é o único do país com utilização do VAR da fase de grupos até a decisão do título, exatamente como acontece na Série A do Brasileirão. Dona da maior arrecadação do país, a federação banca o serviço nas partidas do torneio doméstico.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
O Botafogo perdeu o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro na noite deste sábado porque é…
Os times comandados pelo técnico Fernando Diniz costumam apresentar dois defeitos: sofrem muitos gols construídos…
Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…