Tottenham é bi da Europa League sob o comando do australiano Ange Postecoglou. Thomas Coex/ AFP
O sucesso dos técnicos portugueses no Campeonato Brasileiro e na Copa Libertadores da América, com títulos em série de Jorge Jesus, Abel Ferreira e Artur Jorge, contrasta com uma dura realidade: a seca lusitana nas três principais competições continentais de clubes da Europa: Champions League, Europa League e Conference League. O sarrafo lá é bem mais elevado.
No século 21, ou seja, a contar de 2001, somente dois profissionais patrícios conquistaram ao menos um dos três torneios: José Mourinho e André Villas-Boas. Ruben Amorim poderia ter sido o terceiro. No entanto, o Manchester United, do australiano Ange Postecoglou, perdeu a decisão da Liga Europa para o Tottenham nessa quarta-feira por por 1 x 0, no Estádio San Mamés, em Bilbao, na Espanha.
José Mourinho é um fenômeno. Em 2004, levou o Porto ao título da Champions League na decisão contra o Monaco. Sete temporadas depois, o Special One brindou a Internazionale com a conquista continental ao derrotar o Bayern de Munique por 2 x 0, em Madri.
O sucesso havia começado em 2003, quando guiou o Porto ao título da Copa da Uefa, atual Europa League. contra o Celtic da Escócia. Mourinho acrescentou mais um título ao currículo ao levar o Manchester United à glória em 2017 contra o Ajax da Holanda.
Um bate-papo com Renato Gaúcho sobre o jogo inesquecível dele em Brasília
Mourinho também é campeão da recém-inaugurada Conference League. A Roma levou o título em 2021/2022 por 1 x 0 na decisão contra o Feyenoord da Holanda.
Além de José Mourinho, Portugal celebrou uma conquista de técnico lusitano no século 21 nas três principais competições continentais de clubes da Europa. Em 2011, André Villas-Boas, discípulo de José Mourinho, ganhou a Europa League com o Porto.
O título do Tottenham é simbólico. O time londrino encerra jejum de 41 anos em competições europeias. A última glória havia sido em 1984 contra o Anderlecht da Bélgica. Poderia ter sido na final da Champions League em 2018/19, quando o argentino Mauricio Pochettino levou os Spurs à final e perdeu a Orelhuda para o Liverpool, em Madri, na Espanha. Mas estava escrito que seria sob a batuta do australiano Ange Postecoglou.
Técnicos portugueses
Títulos nos principais torneios continentais da Europa no século 21
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Filipe Luís está engajado em reconstruir um setor ofensivo do Flamengo: o lado direito. Há…
Brasileirão – Série A 2026 Prévia jogo a jogo da #rodada 3 Vitória x…
O empréstimo de Allan ao Corinthians abre as portas para a consolidação de Evertton Araújo…
A 500 dias da Copa do Mundo Feminina no Brasil, de 24 de junho…
Poucos jogadores iniciam uma temporada sob tanta pressão como Carlos Miguel. O goleiro passou de…
O risco de o Flamengo disputar o Quadrangular do Rebaixamento no Campeonato Carioca acabou em…