O Barcelona de Guayaquil tem um trunfo brasileiro naturalizado equatoriano totalmente adaptado ao país para o duelo desta terça-feira contra o Flamengo, às 19h15, pela quarta rodada do Grupo A da Libertadores. Gabriel Marques defende o clube vice-campeão continental em 1990 e 1998 desde 2015. Virou uma das referências da torcida. Fez gol na fase prévia desta edição e ajudou o time a conquistar espaço nesta fase da competição.
Mineiro de Pedro Leopoldo, Gabriel Marques desembarcou solteiro em Guayaquil e casou-se com a esposa brasileira Luna em uma festa reservada na cidade equatoriana. Eles rapidamente adaptaram-se à temperatura variável de 27 a 31 graus na maior parte do ano. E por lá ficaram. Até o pai dele é apaixonado por Guayaquil. em 2016, Gabriel deu a volta olímpica com o coroa na festa do título do Barcelona pela conquista do Campeonato Equatoriano. Havia sido assim também, em 2011, quando festejou o Uruguaio com a camisa do Nacional.
Gabriel Marques e Luna tiveram filhos em Guayaquil. Apresentaram pedido de naturalização e obtiveram cidadania equatoriana. Está liberado, inclusive, para defender a seleção do Equador se convocado. O jogador de 32 anos iniciou a carreira no Grêmio. Era zagueiro. Rompeu a fronteira e foi trabalhar no Uruguai. Passou por River Plate e Nacional antes de retornar ao país para defender Athletico-PR e Paraná Clube. Em 2015, acertou com o Barcelona.
Zagueiro de origem, Gabriel Marques virou volante no Barcelona. É uma peça intocável no time nesta Libertadores. Disputou as nove partidas até agora, da fase prévia à de grupos, e fez um gol. Balançou a rede na goleada por 4 x 0 sobre o Sporting Cristal do Peru na segunda eliminatória.
Portanto, caberá a Gabriel Marques comandar o cerco a Willian Arão, Thiago Maia, Gerson, Everton Ribeiro, Arrascaeta e companhia no Estádio Monumental, em Guayaquil. A estratégia não funcionou no Maracanã. O Flamengo venceu por 3 x 0 na segunda rodada do Grupo A, quando o técnico rubro-negro ainda era o português Jorge Jesus. Com a troca de técnico no campeão da Libertadores e os 11 desfalques causados por infecções do novo coronavírus, lesões e suspensões, a vida de Gabriel Marques e companhia pode ficar mais fácil.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…