Protagonismo de Vini Jr. na Seleção vem desde a Copa América Sub-15 e Sub-17

Compartilhe

Vinicius Junior desembarcou em Orlando para se apresentar ao técnico Dorival Júnior,  mudar de patamar e assumir na Copa América dos Estados Unidos um protagonismo construído desde as divisões de base da Seleção. O atacante de 23 anos ainda não tem título com a camisa principal do Brasil ostenta no currículo uma taça no Sul-Americano Sub-15 e outra no Sub-17. Em ambas, Vini Jr. tinha o papel de jogador principal dos respectivos elencos.

Em 2017, Vinicius Junior era uma das promessas do país na lista dos convocados para o Sul-Americano Sub-15 disputado em 2015 na Colômbia. Foi convocado à época pelo técnico Guilherme Dalla Déa e não decepcionou. Vitinho do Corinthians terminou a competição como artilheiro isolado com sete gols. Vinicius Junior fez seis, mas passou perrengue na finalíssima contra o Uruguai, em Valledupar, na Colômbia.

O Brasil goleou o Uruguai por 6 x 0 na primeira fase. A história da decisão foi diferente. O duelo terminou empatador por 0 x 0. A disputa do troféu avançou aos pênaltis. Vitinho e Alan acertam. Responsável pela terceira cobrança, o atacante Vinicius Junior errou. Wandrew também falhou. Para sorte de ambos, Santiago Rodríguez, Gonzalo Napoli e José Neris desperdiçaram pelo time celeste e a Seleção conquistou o tetra no torneio por 5 x 4.

Dois anos depois, a mesma geração disputou o Sul-Americano Sub-17 no Chile. Lá estava novamente Vinicius Junior na lista ao lado de joias como Paulinho (Atlético-MG), Rodrigo Nestor (São Paulo), Lucas Halter (Botafogo) e Yuri Alberto (Corinthians) na convocação.

O Brasil foi campeão, Vinicius Junior terminou artilheiro com sete gols e foi eleito o melhor jogador do torneio. Na fase de grupos, balançou a rede uma vez contra o Peru e marcou no duelo com o Paraguai. No hexagonal final, ele desequilibrou na goleada por 4 x 0 contra a Venezuela. Confiante, fez dois contra Equador e outros dois diante da Colômbia. No total, foram sete gols de Vinicius Junior em oito exibições na competição continental.

Candidato a melhor jogador do mundo em 2024, Vinicius Junior desembarcou na Seleção, em Orlando, com sete anos de amadurecimento desde o título no Sul-Americano Sub-17 em 2017. Fez gol em duas decisões de Champions League em 2022 contra o Liverpool e nesta temporada no confronto com o Borussia Dortmund.

O atacante coleciona 12 títulos com a camisa do Real Madrid. Três deles conquistados nesta temporada sob a batuta do técnico Carlo Ancelotti: Campeonato Espanhol, Supercopa da Espanha e Liga dos Campeões da Europa. A Copa América pode ser o quarto.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Flamengo 2 x 0 Pyramids: quando 1 centímetro a mais de altura faz diferença

A média de altura dos jogadores escalados pelo Flamengo no início da vitória por 2…

13 horas atrás
  • Esporte

Grêmio, Luís Castro e os métodos de contratação dos times brasileiros

  Na gestão do futebol brasileiro, pouco se cria, quase tudo se copia. Para mim,…

23 horas atrás
  • Esporte

Como Fernando Diniz criou atalho para a virada do Vasco contra o Fluminense

O Vasco perdeu o primeiro tempo do clássico desta quinta-feira para o Fluminense porque deixou…

2 dias atrás
  • Esporte

Ex-técnico do Egito: o que Rogério Micale tem a dizer sobre o Pyramids

Protagonista da primeira medalha de ouro do Brasil no torneio de futebol masculino na história…

3 dias atrás
  • Esporte

Inter de Dorival inspirou o Corinthians de Dorival a vencer o Cruzeiro

Dorival Júnior ganhou dois títulos no Internacional: a Recopa Sul-Americana em 2011 e o Campeonato…

3 dias atrás
  • Esporte

Não existe jet lag para Arrascaeta, o cara da vitória contra o Cruz Azul

O sonolento Flamengo foi despertado por Arrascaeta na difícil estreia na Copa Intercontinental ao derrotar…

4 dias atrás