Primeiro, segundo e terceiro: técnicos espanhóis lideram Campeonato Inglês

Compartilhe

A classificação do Campeonato Inglês apresenta uma dura lição à turma de Émerson Leão e Oswaldo de Oliveira, dois dos críticos da presença de técnicos importados no Brasileirão e na Seleção. O primeiro, o segundo e o terceiro colocado na Premier League são treinados por técnicos espanhóis.

O líder Arsenal é comando por Mikel Arteta. Vice, o Manchester City continua nas mãos de Pep Guardiola. O Aston Villa joga sob a batuta de Unai Emery. Detalhe: a seleção da Inglaterra tem como maestro um alemão: Thomas Tuchel.

O Arsenal lidera a corrida pelo título desde a sétima rodada. A defesa é um dos trunfos. Não foi vazada em oito das 15 partidas e só perdeu para o Aston Villa e o Liverpool nesta edição.

Segundo colocado, o Manchester City acompanha o pelotão de elite na maratona pelo título graças aos gols do norueguês Erling Haaland. Ele lidera com 15 gols seguido de longe pelo brasileiro Igor Thiago, autor de 11 com a camisa do modesto Brentford na competição. A trupe de Pep Guardiola balançou a rede 35 vezes nesta temporada do Inglês.

O Aston Villa saiu da zona do rebaixamento na 19ª posição para a terceira colocação em três meses. A trupe de Emery acumula cinco vitórias consecutivas contra Bournemouth, Leeds United, Wolverhampton, Brighton e Arsenal. O espanhol é o treinador com mais vitórias pelo clube na história da Premier League: 63 em 116 apresentações.

O domínio dos treinadores estrangeiros não é exclusividade do Campeonato Inglês. O primeiro lugar no Espanhol é do Barcelona. O alemão Hansi Flick lidera o time catalão. O Bayern de Munique está disparado no topo do Alemão guiado pelo belga Vincent Kompany.

O Campeonato Italiano testemunha o sucesso do treinador romeno Christian Chivu pela Internazionale com dois pontos a mais do que o Milan na Serie A. É a primeira temporada completa dele no cargo depois do fim da era Simone Inzaghi. Suportou a eliminação contra o Fluminense nas oitavas da Copa do Mundo de Clubes da Fifa no papel de interino, foi efetivado e vai se firmando no emprego em uma disputa dura com Milan, Napoli e Roma.

Das cinco principais ligas nacionais da Europa, somente o Campeonato Francês é liderado por um treinador nascido no próprio país. O Paris Saint-Germain de Luis Enrique é o favorito na Ligue 1, porém o Lens comanda a classificação com 34 pontos, um a mais do que o PSG.

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Will Bank: como a liquidação do banco parceiro da CBF afeta a Série D

  Liquidado extrajudicialmente pelo Banco Central nesta quarta-feira em ato do presidente Gabriel Muricca Galípolo,…

13 horas atrás
  • Esporte

Abel Ferreira é vítima do calendário que elogiou para agradar Leila e a CBF

  Três meses e meio depois de elogiar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelo…

23 horas atrás
  • Esporte

Liga dos Campeões potencializa o que o Brasil tem de melhor hoje: pontas

  A Liga dos Campeões da Europa alcança a penúltima rodada da fase de grupos…

1 dia atrás
  • Esporte

Impeachment no São Paulo abala poder de Casares no Conselho Gestor da LiBRA

  A aprovação do impeachment do presidente Julio Casares na última sexta-feira pelo Conselho Deliberativo…

3 dias atrás
  • Esporte

Endrick e Igor Thiago: há espaço para os dois brasilienses na Seleção?

  Endrick e Igor Thiago. De repente, dois atacantes brasilienses se destacam em duas das…

3 dias atrás
  • Esporte

Flamengo se vê numa encruzilhada em nove dias de temporada

Vai se criando um clima difícil para o Flamengo na primeira fase do Campeonato Carioca.…

4 dias atrás