Ganso repetirá contra o Bahia a bela exibição no empate com o Bragantino? Foto: Lucas Merçon/FFC
Brasileirão – Rodada 2
Bahia x Fluminense
Quando: 16/4, 21h30, Arena Fonte Nova
Anfitrião, o time de Rogério Ceni está com a luz amarela acesa. Venceu apenas um dos últimos cinco jogos. A vítima foi o Náutico na semifinal da Copa do Nordeste. Duas derrotas recentes foram de virada contra o Vitória e o Internacional. O tricolor carioca terminou a edição passada como terceiro pior visitante. Venceu três jogos, empatou quatro e perdeu 12 longe do Maracanã. Somou apenas 13 pontos fora do Rio. O técnico Fernando Diniz escalou o time mais velho entre os 20 na estreia. Média de 31,4 anos. Repetirá a formação em três jogos em nove dias? Olho no Ganso. O meia jogou muito bem no sábado. Lima é o artilheiro do Brasileirão com dois gols.
Palpite: Bahia
Grêmio x Athletico-PR
Quando: 17/4, 19h, Arena do Grêmio
O Furacão acumula oito vitórias em oito jogos desde que o técnico Cuca assumiu a prancheta. Conquistou o título do Campeonato Paranaense, é líder na Copa Sul-Americana, ocupa o topo no Brasileirão, mas verdade seja dita: o Grêmio é o adversário mais forte na agenda rubro-negra. O time tem 27 gols marcados e dois sofridos com Cuca. Vai continuar avassalador? Dono da casa, o Grêmio passa por momentos de instabilidade. Venceu só um dos últimos cinco jogos. São duas derrotas seguidas. Um terceiro revés pode instalar a crise no heptacampeão gaúcho. Há preocupação com o comportamento do elenco extracampo.
Palpite: Athletico-PR
Red Bull Bragantino x Vasco
Quando: 17/4, 19h, Nabi Abi Chedid
O Vasco reencontra um passado que o clube tenta esquecer. Há quatro meses, escapou do rebaixamento com uma virada justamente contra o Bragantino, em São Januário. Depois de bater o Grêmio na estreia, o time de Ramón Díaz quer engatar a segunda vitória. Um dos atalhos para isso é explorar a fragilidade da defesa. O time do Bragantino não se encontrou desde a venda de Léo Ortiz para o Flamengo. Em contrapartida, a equipe paulista costuma intimidar os adversários no estádio Nabi Abi Chedid. Não é fácil sair de lá com os três pontos. Em 2023, foram 11 vitórias, cinco empates e três derrotas na casa própria. A formação inicial de Pedro Caixinha foi a mais jovem da rodada inaugural: 24,5 anos.
Palpite: Red Bull Bragantino
Atlético-MG x Criciúma
Quando: 17/4, 20h, Arena MRV
O Galo é uma metamorfose ambulante sob as ordens de Gabriel Milito. O técnico argentino usou cinco formações e cinco sistemas táticos diferentes desde a posse. Acumula três vitórias e dois empates. O time não fez gol pela primeira vez no último fim de semana sob nova direção. Expulso contra o Corinthians, Battaglia cumprirá suspensão. A partida é na Arena MRV contra um adversário candidato ao rebaixamento, mas e daí? O Atlético perdeu pontos improváveis em casa na temporada passada contra o rebaixado Coritiba, por exemplo. O time catarinense tem o terceiro técnico mais estável do Brasileirão. Cláudio Tencati está no cargo há dois anos e seis meses. Subiu o time no ano passado.
Palpite: Atlético-MG
Palmeiras x Internacional
Quando: 17/4, Arena Barueri, 20h
Abel Ferreira foi meticuloso no planejamento. Preservou titulares importantes na estreia contra o Vitória para ter força máxima em dois confrontos diretos pelo título. O primeiro deles é contra o Internacional, na indesejada Arena Barueri. O técnico português não gosta de mandar partidas fora do Allianz Parque. O duelo é um banquete para quem gosta de observar sistemas de jogo. Abel e Eduardo Coudet são muito bons nisso. No ano passado, a estratégia do lusitano pulverizou o Colorado justamente na Arena Barueri. Os comandados do argentino não viram a cor da bola na 34ª rodada e perderam por 3 x 0. O Inter tomou susto na primeira rodada. Perdia para o Bahia e precisou reagir para virar o jogo e evitar a crise. O time vem de eliminação nas semifinais do Campeonato Gaúcho e de tropeço na Copa Sul-Americana: empates com Belgrano e Real Tomayapo.
Palpite: empate
Fortaleza x Cruzeiro
Quando: 17/4, 20h, Arena Castelão
Ambos amargaram o vice na decisão dos respectivos estaduais e tentam ser resilientes neste trecho da temporada. O tricolor se impôs contra o São Paulo, no Morumbi, e largou com três pontos. A Raposa perdeu o título mineiro de virada para o Atlético, demitiu o técnico Nicolás Larcamón e vive um período de adaptação aos conceitos do substituto Fernando Seabra. Depois de vencer o Botafogo na estreia, no Mineirão, a missão é domar o Leão na Arena Castelão. Os donos da casa não foram tão eficientes no estádio na temporada passada. Venceram nove, empataram seis e perderam quatro jogando em casa. O desempenho costuma ir além dos 33 pontos.
Palpite: empate
Juventude x Corinthians
Quando: 17/4, 20h, Alfredo Jaconi
A boa notícia da estreia do Corinthians é que o time de António Oliveira competiu na Neo Química Arena contra um dos times mais fortes do país. O duelo com o Atlético-MG era considerado duríssimo no fim de semana e o Timão sobreviveu. A curiosidade é saber como será o comportamento no papel de visitante. São quatro vitórias fora de casa no ano contra São Bernardo, Santo André, Cianorte e Botafogo-SP. A partida em Caxias do Sul é desafiadora para o Timão por pelo menos dois motivos: trata-se do atual vice-campeão gaúcho e o técnico adversário é bom. O Corinthians flertou algumas vezes com Roger Machado, porém o interesse não virou casamento. Quem gosta de bons meias não pode deixar de ver Nenê com a camisa do Juventude. O camisa 10 jogou 61 minutos na estreia contra o Criciúma. Em circunstâncias normais, o jogador de 42 anos é titular.
Palpite: empate
Flamengo x São Paulo
Quando: 17/4, 21h30, Maracanã
Há uma coincidência entre os dois times: ambos viverem o caos depois da saída do técnico Dorival Júnior. O Flamengo desandou na temporada passada depois de conquistar a Copa do Brasil e a Libertadores no ano passado. O time rubro-negrou não ganhou nada em 2023. Contratado pelo São Paulo, Dorival brindou o time paulista com o título inédito da Copa do Brasil Valorizado, topou o convite para assumir a Seleção Brasileira. Embora tenha vencido o Palmeiras na Supercopa do Brasil, o tricolor não está convencido de que Thiago Carpini seja o técnico para a sequência da temporada. O movimento nos bastidores é pela troca. O Flamengo vem jogando mal. Deve uma boa exibição para a torcida e entrará em campo desafiado a ser convincente. Beleza não é fundamental do outro lado. Vale o emprego de Carpini. Apesar do clima ruim, o São Paulo não perde para o Flamengo há quatro confrontos.
Palpite: empate
Botafogo x Atlético-GO
Quando: 18/4, 21h30, Nilton Santos
O gramado do estádio Nilton Santos foi uma espécie de tapetinho mágico no primeiro turno do ano passado. O Botafogo venceu todos os jogos em casa até a metade do Brasileirão. O técnico Artur Jorge conhecerá o piso sintético hoje. Estreia em casa depois de dois jogos fora do Rio de Janeiro nas derrotas para a LDU na Libertadores e o Cruzeiro no Brasileirão. O técnico lusitano tem investido na repetição do sistema. Organizou o Glorioso no sistema tático 4-4-2 nas duas partidas. Luiz Henrique e Jeffinho no papel de meias; Júnior Santos e Tiquinho Soares na frente como dupla de ataque. Expulso na estreia contra o Flamengo, o técnico Jair Ventura tem história no Botafogo. Levou o time ao quinto lugar no Brasileirão de 2016 atrás de Palmeiras, Santos, Flamengo e Atlético-MG, e classificou a equipe alvinegra para a Libertadores de 2017. A campanha teve uma série de 11 vitórias em 15 jogos.
Palpite: Botafogo
Cuiabá x Vitória
Quando: indefinido
O duelo não tem data definida pela CBF. O Cuiabá entra em campo nesta quarta-feira contra o Vila Nova-GO pelas semifinais da Copa Verde.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…