Reeleito no primeiro turno nas eleições do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) tinha tudo para manter a tradição de tirar o jatinho do hangar e embarcar em voo bate-volta rumo a Guayaquil no próximo dia 29 para cumprir o ritual de torcer in loco pelo Flamengo na final da Libertadores, mas dessa vez o chefe do executivo decidiu antecipadamente não ir ao Equador.
O blog apurou o seguinte: Ibaneis informou aos mais próximo que não arredará os pés do Brasil até o fim da apuração do segundo turno da corrida pela presidência da república. A intenção é manter a lealdade ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL) no fim de semana decisivo para o país.
“Nada mais natural do que esse apoio agora no segundo turno ao presidente Bolsonaro, é um apoio que vai de coração (…) Pode contar conosco, essa parceria é efetiva e nós vamos trabalhar muito para reeleger o senhor”, anunciou depois dos resultados de domingo.
Rubro-negro fanático, Ibaneis Rocha tem histórico de aproximação com a diretoria do Flamengo. Em 2019, comandou a delegação justamente no Equador na partida de ida contra o Emelec pelas oitavas de final da Libertadores. À época, ele embarcou na aeronave rubro-negra.
Na temporada passada, o governador foi ao Uruguai acompanhar a decisão contra o Palmeiras e ficou hospedado no hotel do time carioca. A aeronave partiu de Brasília, passou no Rio e deu carona a outros dirigentes. Além da paixão pelo clube, Ibaneis tem papel importante nas finanças. Ele foi o principal articulador da parceria do Banco de Brasília (BRB) com o cube. Há três anos, em 2019, o bicampeonato continental teve como patrocinador máster o banco digital BS2. Com o fim do contrato, o banco estatal do Distrito Federal passou a ocupar a área nobre da camisa rubro-negra e não saiu mais. Depois do vice em 2021, o Flamengo retoma a caça ao tri.
Ibaneis amarga uma pontinha de frustração. O político trabalhou para vencer as eleições no primeiro turno justamente para focar na decisão da Libertadores, em 29 de outubro. Ele havia inclusive traçado a logística para ir até Guayaquil. A confirmação do segundo turno bagunçou a agenda dele. A tendência é que o governador seja representado pelo presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf