A Coreia do Sul foi vice-campeã do Mundial Sub-20 em 2019. Nova geração a ser aproveitada por Paulo Bento
Alguns técnicos estrangeiros podem ter falhado na passagem pelo futebol brasileiro, mas a experiência em solo tupiniquim abriu portas de emprego em seleções. Ex-Palmeiras, Ricardo Gareca levou o Peru à Copa de 2018. Vice da Copa Sul-Americana pelo Flamengo em 2017, comanda o Chile. Juan Carlos Osorio abriu mão do São Paulo pelo México, disputou o Mundial da Rússia e hoje comanda o Atlético Nacional. Demitido pelo Cruzeiro, o português Paulo Bento comemora a volta da K-League – como é chamado o Campeonato da Coreia do Sul.
O governo do país asiático considera a pandemia do novo coronavírus sob controle. Logo, o técnico da seleção pode voltar a observar os jogadores no trabalho de renovação para a Copa do Mundo do Catar 2022. A missão de Paulo Bento vai além de classificar a Coreia do Sul ou de quebrar o jejum de títulos da Copa da Ásia – a última conquista foi em 1960.
Paulo Bento precisa tratar com carinho uma geração muito promissora. A Coreia do Sul é atual vice-campeã do Mundial Sub-20. Decidiu o título contra a Ucrânia no ano passado, na Polônia. A seleção avançou em segundo lugar na fase de grupos, atrás da Argentina. A chave tinha, ainda, Portugal e África do Sul. Na fase de mata-mata, superou Japão, Senegal, Equador e perdeu a decisão por 3 x 1 para a Ucrânia, em Lodz, na Polônia. Portanto, algo está acontecendo nas divisões de base daquele país.
Dos 21 convocados por Chung Jung-yong, 17 eram jogadores de times sul-coreanos. Quatro estavam empregados no exterior: o camisa 10 Lee Kang-in (Valencia), o defensor Kim Hyun-woo (Dínamo de Zagreb), o meia Kim Jung-min (FC Lievering) e o goleiro Choi Min-soo (Hamburgo). É a geração que desperta o sonho sul-coreano de no mínimo igualar o feito de 2002. Anfitriã da Copa com o Japão, a Coreia do Sul chegou às semifinais e terminou o torneio em quarto lugar sob a batuta do holandês Guus Hiddink. A onda vermelha chegou ao fim contra a Alemanha.
Dois vice-campeões constaram em listas recentes de Paulo Bento na seleção principal. O meia Lee Kang-in foi chamado para o amistoso de novembro do ano passado contra o Brasil. Lee Jae-Ik ganhou oportunidade contra a vizinha Coreia do Norte.
Aparentemente, o trabalho de renovação é estável. Paulo Bento acumula 15 vitórias, 8 empates e `duas derrotas no cargo. Perdeu amistoso para o Brasil por 3 x 0, mas fracassou na Copa da Ásia no ano passado ao ser eliminado pelo Qatar nas quartas de final. O país-sede do próximo Mundial também surpreendeu Iraque, Emirados Árabes Unidos, Japão e conquistou o título da competição continental. Serviu de consolo a quem tinha seis meses de trabalho e tem uma longa caminhada até o fim de 2022, quando encerra o acordo com a Coreia do Sul.
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima
Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/
Neymar e Gabigol jogaram juntos poucas vezes. Foram felizes na conquista da inédita medalha de…
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…