Alguns técnicos estrangeiros podem ter falhado na passagem pelo futebol brasileiro, mas a experiência em solo tupiniquim abriu portas de emprego em seleções. Ex-Palmeiras, Ricardo Gareca levou o Peru à Copa de 2018. Vice da Copa Sul-Americana pelo Flamengo em 2017, comanda o Chile. Juan Carlos Osorio abriu mão do São Paulo pelo México, disputou o Mundial da Rússia e hoje comanda o Atlético Nacional. Demitido pelo Cruzeiro, o português Paulo Bento comemora a volta da K-League – como é chamado o Campeonato da Coreia do Sul.
O governo do país asiático considera a pandemia do novo coronavírus sob controle. Logo, o técnico da seleção pode voltar a observar os jogadores no trabalho de renovação para a Copa do Mundo do Catar 2022. A missão de Paulo Bento vai além de classificar a Coreia do Sul ou de quebrar o jejum de títulos da Copa da Ásia – a última conquista foi em 1960.
Paulo Bento precisa tratar com carinho uma geração muito promissora. A Coreia do Sul é atual vice-campeã do Mundial Sub-20. Decidiu o título contra a Ucrânia no ano passado, na Polônia. A seleção avançou em segundo lugar na fase de grupos, atrás da Argentina. A chave tinha, ainda, Portugal e África do Sul. Na fase de mata-mata, superou Japão, Senegal, Equador e perdeu a decisão por 3 x 1 para a Ucrânia, em Lodz, na Polônia. Portanto, algo está acontecendo nas divisões de base daquele país.
Dos 21 convocados por Chung Jung-yong, 17 eram jogadores de times sul-coreanos. Quatro estavam empregados no exterior: o camisa 10 Lee Kang-in (Valencia), o defensor Kim Hyun-woo (Dínamo de Zagreb), o meia Kim Jung-min (FC Lievering) e o goleiro Choi Min-soo (Hamburgo). É a geração que desperta o sonho sul-coreano de no mínimo igualar o feito de 2002. Anfitriã da Copa com o Japão, a Coreia do Sul chegou às semifinais e terminou o torneio em quarto lugar sob a batuta do holandês Guus Hiddink. A onda vermelha chegou ao fim contra a Alemanha.
Dois vice-campeões constaram em listas recentes de Paulo Bento na seleção principal. O meia Lee Kang-in foi chamado para o amistoso de novembro do ano passado contra o Brasil. Lee Jae-Ik ganhou oportunidade contra a vizinha Coreia do Norte.
Aparentemente, o trabalho de renovação é estável. Paulo Bento acumula 15 vitórias, 8 empates e `duas derrotas no cargo. Perdeu amistoso para o Brasil por 3 x 0, mas fracassou na Copa da Ásia no ano passado ao ser eliminado pelo Qatar nas quartas de final. O país-sede do próximo Mundial também surpreendeu Iraque, Emirados Árabes Unidos, Japão e conquistou o título da competição continental. Serviu de consolo a quem tinha seis meses de trabalho e tem uma longa caminhada até o fim de 2022, quando encerra o acordo com a Coreia do Sul.
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima
Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…
Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…
O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…