Combinou com o “russo”? CBF diz que o ranking explica Paysandu na Copa Verde. Torcedor do Papão e candidato de Del Nero a vice, Coronel Nunes atribui “virada de mesa” a canal de televisão

Compartilhe

O blog antecipou no post na última sexta-feira que uma das primeiras medidas do presidente interino da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marcus Vicente — vice de Marco Polo Del Nero pela região Centro-Oeste —, seria aumentar o número de clubes da Copa Verde na tabela que seria divulgada nesta terça-feira (8). Dito e feito. Pela primeira vez na história, o torneio terá 18 clubes. Mas houve manobra para beneficiar o time do coração do candidato a ocupar a vaga de José Maria Marin na eleição para vice pela região Sudeste. Cumprindo prisão domiciliar em Nova York (EUA), Marin deve apresentar nos próximos dias uma carta de renúncia ao cargo de um dos vices de Del Nero.

No post de sexta-feira, eu alertava para a possível inclusão do Paysandu na competição. O clube paraense não conquistou vaga em campo, mas reivindicava um convite. Time do coração do Coronel Nunes — candidato a ocupar a vaga de vice mais velho da CBF no lugar de José Maria Marin — o Papão pegou carona na ascensão do torcedor ilustre. A CBF usou o argumento do ranking para justificar a manobra e fez um mimo em quem pode assumir a entidade máxima do futebol caso o Comitê de Ética da Fifa decida banir Marco Polo Del Nero. Só faltou combinar com o Coronel Nunes.

Questionado por que o Paysandu vai disputar a Copa Verde, o Coronel Nunes culpou uma rede de tevê pela mudança: “O Paysandu está garantido. Veja bem… Não é o Coronel Nunes quem está dizendo. Quem está garantindo é o Esporte Interativo (TV), que detém o direito de transmissão do evento”, explicou. E foi além… “O Esporte Interativo está maravilhado com a força da torcida paraense e, em um evento nacional, acompanhei um clipe feito por eles sobre a Copa Verde. Eles mostraram a torcida do Paysandu rodeando o ônibus do time naquela final de 2014 (contra o Brasília). Todos ficaram encantados”, argumenta.

A canetada de Marcus Vicente em benefício do parça Coronel Nunes também beneficiou clubes goianos. O estado vizinho do DF deu de ombros para as duas edições da Copa Verde. Dessa vez, conseguiu emplacar o Vila Nova e a Aparecidense. A vaga seria do Goiás e consequentemente do Atlético-GO, mas ambos abriram mão.

Para abrigar o Paysandu, do Coronel Nunes, e os goianos de outro braço direito da gestão de Del Nero — o presidente da Federação Goiana, André Pitta —, a CBF mudou até a fórmula de disputa do torneio. Em 2016, acredite se quiser, haverá uma Pré-Copa Verde. Pior para o Brasília. Primeiro campeão do torneio, o atual vice-campeão do DF terá de enfrentar o Vila Nova-GO. Apenas o Gama está assegurado no torneio e terá pela frente o Interporto-TO.

Nas outras edições, o formato era simples: uma mata-mata com 16 clubes do início ao fim da competição. A CBF alega que o ranking divulgado nesta terça-feira definiu os participantes do torneio, mas, no Pará, o Coronel Nunes teria assegurado que o campeão e o vice do Pará, e mais o terceiro colocado, teriam direito a disputar a Copa Verde. As vagas seriam do Remo, do Independente e do Parauapebas. De forma surpreendente, os dois últimos foram substituídos por Paysandu e Águia de Marabá utilizando como argumento a posição no ranking de clubes. Vila Nova e Luverdense também pegaram carona.

Copa Verde 2016

Os 18 candidatos ao título

» Acre

Rio Branco: campeão acriano de 2015

» Amapá

Santos: campeão amapaense de 2015

» Amazonas

Nacional: campeão amazonense de 2015

Fast: campeão da Copa Amazonas 2015

» Distrito Federal

Gama: campeão candango de 2015

Brasília: vice-campeão candango de 2015

» Espírito Santo

Espírito Santo FC: campeão capixaba de 2015

» Mato Grosso

Cuiabá: campeão estadual em 2015

Luverdense: vaga de acordo com o ranking da CBF

» Mato Grosso do Sul

Comercial: campeão estadual em 2015

» Pará

Remo: campeão paraense de 2015

Paysandu: vaga de acordo com o ranking da CBF

Águia de Marabá: vaga de acordo com o ranking da CBF

» Rondônia

Genus: campeão rondoniense de 2015

» Roraima

Náutico: campeão roraimense de 2015

» Tocantins

Interporto: campeão tocantinense de 2015

Marcos Paulo Lima

Publicado por
Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Gabigol é liberado no momento em que Pedro amarga 225 minutos de jejum

A liberação de Gabigol para voltar a treinar e jogar pelo Flamengo é a melhor…

4 horas atrás
  • Esporte

G-4 ignora tempo de serviço: 10 pitacos sobre a rodada 4 do Brasileirão

Resenha da 4ª rodada do Brasileirão   Prematuros A classificação após quatro rodadas do Brasileirão…

13 horas atrás
  • Esporte

Balanço financeiro: Federação do DF tem superavit milionário pela primeira vez

A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) praticamente dobrou o superavit de 2022 e…

16 horas atrás
  • Esporte

O tabu do Fla contra o Bota em jogos às 11h: palpites da 4ª rodada do Brasileirão

Brasileirão – 4ª rodada Vasco x Criciúma Quando: 27/4, às 16h, São Januário Na torcida…

3 dias atrás
  • Esporte

O tempero de Pekerman na estreia vitoriosa de Luis Zubeldía no São Paulo

Luis Zubeldía era reserva da Argentina no Mundial Sub-20 de 1999, na Nigéria.  A seleção…

4 dias atrás
  • Esporte

Lição do Boca ensinou Abel Ferreira a mudar Palmeiras contra o Del Valle

A resistência de Abel Ferreira para ceder ao farol alto de Endrick e dar passagem…

5 dias atrás