O zagueiro Renan salvou a noite do Palmeiras no último lance contra o Universitário. Foto: Cesar Greco)
Há duas semanas, antes do início das quartas de final da Uefa Champions League, escrevi matéria no Correio Braziliense mostrando que, aos poucos, uma moda retrô ensaia voltar à passarela da bola e pode virar tendência para a Eurocopa e a Copa América neste ano; e a Copa do Qatar-2022: a linha de três zagueiros, ou seja, o 3-5-2 e suas variáveis, como 3-4-3, 3-4-1-2…
Dos quatro candidatos ao título do principal torneio de clubes do Velho Continente, um, o Chelsea, de Thomas Tuchel, é fiel ao sistema adotado nos títulos mundiais da Argentina (1986), Alemanha (1990) e Brasil (2002). O Real Madrid, de Zinedine Zidane, tem o formato como carta na manga. Usou algumas vezes nesta temporada. O Manchester City também. O Paris Saint-Germain, por enquanto, não abre mão da convencional linha de quatro defensores.
Na Europa, é lindo. Ronaldo Koeman acaba de conquistar a Copa do Rei da Espanha goleando o Athletico Bilbao por 4 x 0 jogando com linha de três na zaga. Por sinal, foi assim nos últimos nove jogos do time catalão. No Brasil, é feio. Retranca. Nem sempre. Hernán Crespo resgata no São Paulo o modelo da vitoriosa Era Muricy no tricampeonato brasileiro de 2006, 2007, 2008. Está funcionando à base de muito ensaio. Abel Ferreira resolveu apostar mais uma vez no sistema, como havia feito na derrota por 1 x 0 para o próprio São Paulo, e parte da torcida do Palmeiras questionou a escolha do treinador. Quando o time sofreu o empate do Universitário então…
“Não sou treinador de um sistema, gosto de jogar com vários. Pra mim, o jogo não tem a ver com números, tem a ver com dinâmicas. Quando olham para trás e veem três defesas, eu sempre joguei com três (na defesa), seja dois e um lateral, ou um volante entrando no meio. Quando estou atacando, olhem para quantos chegam até a área. Não é para trás que se olha, é para frente”
Abel Ferreira, depois da vitória sobre o Universitário
Abel Ferreira tem todo direito de escalar o Palmeiras no sistema que achar melhor. Ponto. Para mim, esse passou longe de ser o problema na vitória agoniada sobre Universitário por 3 x 2, em Lima, no Peru, graças, justamente, ao gol de um… zagueiro! Renan marcou no último lance.
A grande questão é o inexplicável destempero do time em campo. O Palmeiras está ruim da cabeça. Faltou Inteligência emocional para derrotar o Flamengo nos pênaltis na final da Supercopa do Brasil. Vale lembrar: teve duas chances de matar a decisão, desperdiçou ambas e tomou a virada rubro-negra nos pênaltis.
Três dias depois, teve um jogador expulso na Recopa Sul-Americana contra o Defensa y Justicia, perdeu pênalti na prorrogação e fracassou novamente nos tiros da marca da cal. Nesta quarta, o time saiu do eixo quando sofreu o empate depois de abrir 2 x 0. Houve pane total. Descontrole inadmissível para o clube campeão do Paulistão, Copa do Brasil e Libertadores em 2020. Está claro: o time precisa de um divã!
Enquanto o Palmeiras anda ruim da cabeça, o Atlético-MG está doente do pé. Vergonhosa a atuação de um dos times mais caros do país no empate por 1 x 1 com o La Guaira, na Venezuela. Um dos argumentos dos jogadores e da comissão técnica é o sistema 5-3-2 do adversário, considerado uma retranca. Discordo. O problema é a falta de repertório do Galo neste início de trabalho de Alexi Stival. O Cucabol virou recurso desesperado em busca do empate. Expulso na final da Libertadores passada, Cuca cumpriu suspensão. O irmão dele pedia cruzamentos.
Nem mesmo a entrada de Hulk foi capaz de garantir uma virada na marra. O principal reforço para a temporada aparenta falta de sintonia não somente com o Atlético-MG e, principalmente, o futebol brasileiro. A pressão da torcida é compreensível, principalmente, depois da derrota para o arquirrival Cruzeiro no Campeonato Mineiro. Cuca precisa agir rapidamente. Jogar na base do chuveirinho e com o goleiro Everson operando milagres não é o melhor cartão de visitas.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…