Países de língua portuguesa vivem um ano mágico no futebol. Só falta o Brasil…

Compartilhe

Portugal campeão da Eurocopa com um gol de Éder, nascido em Guiné-Bissau. Renato Sanches, com pais nascidos em São Tomé e Príncipe e Cabo Verde eleito o melhor jogador jovem do torneio. Fernando Santos na lista dos possíveis candidatos a técnico do ano. Cristiano Ronaldo eleito número 1 do mundo pela quarta vez. O goiano Wendell Lira vencedor, em 2016, do Prêmio Puskás de 2015 na festa de janeiro. Lembram??? Ah, e Brasil finalmente medalha de ouro no futebol masculino nos Jogos Olímpicos do Rio. Pode isso tudo em um mesmo ano, Arnaldo? Os países de língua portuguesa devem ter um ano digno de deixar saudade.

Para ser bem sincero diante dos últimos acontecimentos aqui na França, o ano da graça só depende da Seleção Brasileira do competente técnico Rogério Micale nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. As outras contas estão muito bem pagas. Duvido muito de uma derrota de Cristiano Ronaldo na Bola de Ouro Fifa. Virou barbada. Éder deixou de ser patinho feio. Renato Sanches chegou ao Bayern de Munique antes mesmo de faturar a Eurocopa. Wendell Lira já fez história.

E o Brasil? Bom, o Brasil caiu na fase de grupos da Copa América. Saiu Dunga, entrou Tite, mas,  enquanto ele não estreia, o país está fora da zona de classificação para a Copa de 2018. Resta apostar nos meninos do professor (sem ironia) Rogério Micale, reforçados por Neymar. O bicho está pegando para liberar jogadores, mas não é de sete cabeças.

Conversei com um jornalista alemão aqui em Paris e ele deixou claro que não há chance de medalhões nos Jogos. Sondei também um português e ele disse o óbvio ululante, Cristiano Ronaldo não participa, principalmente depois da lesão na final. A Argentina pensava até em desistir. Ah, tem o México, esse, sim, sempre um perigo nas divisões inferiores.

Diante de tantas surpresas neste ano no futebol mundial, o Brasil pode ser mais uma nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Ou você tem bala na agulha para apostar seu rico dinheirinho no título de uma seleção medalha de prata três vezes (Los Angeles-1984, Seul-1988 e Londres-2012) e bronze em outras duas (Pequim-2008 e Atlanta-1996)?

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Nations League: Sorteio das quartas reedita três finais de Copa do Mundo

O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…

6 horas atrás
  • Esporte

Ronaldo Fenômeno articula candidatura à presidência da CBF em Brasília

Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…

19 horas atrás
  • Esporte

Técnica brasiliense Camilla Orlando ganha Candangão e Paulistão em 11 meses

Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…

2 dias atrás
  • Esporte

A fartura de talento da França e a precisão na “bola parada” contra a Itália

Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…

5 dias atrás
  • Esporte

Santos volta com taça do purgatório pelo qual passaram potências europeias

O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…

6 dias atrás
  • Esporte

Candangão 2025 terá “boom” de sociedades anônimas do futebol na elite

O Candangão terá um boom de SAF’s em 2025. Dos 10 clubes candidatos ao título…

6 dias atrás