Otávio fez dois gols no mesmo jogo sob a batuta de Paulo Sousa. Foto: Pedro Sousa/Atletico
Otávio, do Atlético-MG, não é de fazer gol, mas viveu a melhor fase artilheira sob o comando do técnico do Flamengo, Paulo Sousa. O volante de 27 anos balançou a rede duas vezes na temporada 2019/2020 do Bordeaux. Um milagre! Igualou o desempenho de 2016, quando vestia a camisa do Athletico-PR. O sucesso do Galo neste domingo na Supercopa do Brasil, na Arena Pantanal, em Cuiabá, passa, também, pela relação profissional de Otávio com o português.
Sem querer, querendo, Antonio Mohamed trabalha com um agente secreto na Cidade do Galo. Enquanto o argentino e sua comissão técnica tentam montar o quebra cabeça da escalação do Flamengo, Otávio sabe direitinho como Paulo Sousa gosta de organizar seus times. Ele atuou no sistema tático 3-4-2-1 — um dos prediletos do lusitano.
Na temporada de 2019/2020, por exemplo, Otávio participou de 28 dos 42 jogos de Paulo Sousa no Bordeaux. Na passagem pelo cargo, o treinador configurou o time no 4-2-3-1, 5-4-1, 3-4-3, 3-4-2-1, 3-4-1-2, 5-3-2 e no convencional 4-4-2. Portanto, o lusitano não gosta de viver preso em uma caixinha. Otávio sabe disso e pode alertar o Turco.
Otávio fez dois gols pelo Bordeaux em 3 de dezembro de 2019, em uma das exibições de almanaque da trupe de Paulo Sousa na Ligue 1 — o Campeonato Francês. O português mandou o time a campo na goleada por 6 x 0 sobre o Nímes com um sistema semelhante ao que tenta implementar no Flamengo. A equipe estava toda trabalhada no 3-4-2-1.
O brasileiro formava par de volantes com Aït Benasser na linha de quatro homens do meio de campo. O compatriota dele Jhonan Cafú, abria pela direita, e Sabaly na extrema canhota. À frente deles, dois meias na organização das jogadas: Yacine Adli e Nicolas de Préville eram os responsáveis por abastecer o centroavante Maja. O modelo é idêntico ao que o Flamengo usou, por exemplo, na derrota para o Fluminense, por 1 x 0, pelo Carioca.
O perfil de Otávio é de um volante zeloso pela marcação. No entanto, naquele dia, até ele se soltou. Saiu lá de trás, da proteção aos zagueiros, para o ataque Fez dois gols na mesma partida. Por sinal, a única vez na carreira. No primeiro, invadiu a área e finalizou na saída do goleiro. No outro, evoluiu com a bola e arriscou chute no cantinho direito.
O Flamengo não é Nímes, óbvio, mas o dia feliz da carreira de Otávio deveria ser levado a sério pelo técnico Antonio Mohamed. A exibição do Bordeaux naquela partida mostra as ideias de Paulo Sousa em estado bruto.
O Bordeaux tinha marcação na saída de bola do adversário, mobilidade no meio de campo e no ataque, escapadas em velocidade pelas pontas, muita movimentação do centroavante camisa 9 Maja, autor de três gols. Portanto, vale a pena uma conversa ao pé do ouvido com Otávio antes do jogão deste domingo contra o Flamengo.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…