Vitor Roque é a maior contratação da história do futebol brasileiro: R$ 155 milhões. Arte/Palmeiras
A contratação de Vitor Roque pelo Palmeiras é um excelente negócio para o clube paulista e mais um sinal de alerta para a indústria de centroavantes do futebol brasileiro. Seguimos fabricando especialistas na posição, porém eles não cumprem o processo de adaptação para se firmar na Europa e muito menos viram jogadores de ponta. Exportamos promessas e repatriamos refugos.
Uma prova do tamanho da nossa crise: não emplacamos goleador nas cinco principais ligas do Velho Mundo desde Nenê. Em 2011/2012, o meia-atacante do PSG dividiu o topo com Olivier Giroud: 21 gols. Na Liga dos Campeões, Neymar dividiu a artilharia com Messi e Cristiano Ronaldo em 2014/2015 com 10 bolas na rede. Eles e nós estamos carentes de Ronaldos e Romários.
Em janeiro de 2024, Vitor Roque foi vendido pelo Athletico-PR ao Barcelona por 30 milhões de euros. Ele tinha 19 anos. Sofreu resistência do técnico Xavi Hernández no time catalão, não interessou ao alemão Hansi Flick, amargou empréstimo ao Real Bétis e realiza o sonho de consumo alviverde de ter um camisa 9 na contratação mais cara da história do mercado nacional: 25 milhões de euros (R$ 155 milhões).
Vitor Roque deu azar. Como competir com o centroavante polonês Lewandowski? Sentando-se no banco para aprender com ele, claro. No entanto, o estafe do jogador, interessados e interesseiros de plantão, acharam depreciativo ele ser estepe de jogador eleito melhor do mundo em 2020 e em 2021.
Na contramão de Vitor Roque, Endrick resiste na reserva do Real Madrid. Aos 18 anos, sabe onde está pisando. Há um quarteto formado por Mbappé, de quem é suplente, Vinicius Junior, Rodrygo e Bellingham. Maturidade para entender o presente e o futuro.
Gabriel Barbosa tinha tudo para ser uma das referências do país na Europa. Saiu em 2016. Valorizado pela conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, custou 29,5 milhões de euros à Internazionale. Dois anos depois, retornou ao Santos por não tolerar o banco na equipe italiana e no empréstimo ao Benfica.
O Flamengo conta os meses para voltar a desfrutar de Pedro. O centroavante foi vendido em 2019 pelo Fluminense à Fiorentina. Bateu na Itália e voltou. Estava descontente. Era estepe do sérvio Vlahovic, dois anos mais jovem.
Em agosto de 2023, o Chelsea depositou 16 milhões de euros na conta do Santos por David Washington. Menos de dois anos depois, o centroavante está de volta à Vila por empréstimo. Entre o banco no clube londrino e a chance de jogar com Neymar, ele retornou ao clube formador em busca de espaço.
Há outros candidatos a refugo. Marcos Leonardo acessou a Europa via Lisboa com a camisa do Benfica. Transação de 22 milhões de euros paga ao Santos. A joia de 21 anos custou o dobro ao Al-Hilal da Arábia Saudita. Está no Oriente Médio e não em times de ponta do Velho Mundo.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…