O dia em que o técnico Paulo Sousa enfrentou o Flamengo no papel de jogador e venceu por 4 x 3

Compartilhe

Novo técnico do Flamengo, o ex-meia Paulo Sousa enfrentou o time rubro-negro em 1993, quando tinha 22 anos e começava a despontar em um time comandado à época pelo técnico inglês Bobby Robson. O blog levantou a ficha técnica do jogo nos arquivos do Sporting e lá está o nome de Paulo Sousa atuando como primeiro volante. Um ano depois da partida em que atuou por 66 minutos, ele seria vendido para a Juventus, onde conquistou um Italiano, uma Copa Itália, uma Supercopa da Itália e a Liga dos Campeões da Europa — principal conquista dele pela Velha Senhora.

Em junho de 1993, o Flamengo arrumou as malas e partiu rumo à Europa e África para a uma excursão de 14 partidas. A turnê sob o comando de Evaristo de Macedo começou na Bélgica e passou por Itália, Tunísia, Portugal e Espanha numa espécie de intertemporada antes do início do Campeonato Brasileiro. Uma das escalas foi justamente em Lisboa contra o Sporting.

Em 17 de agosto de 1993, o Flamengo enfrentou um timaço do Sporting liderado à época por Sir Bobby Robson. Paulo Sousa atuava no meio de campo ao lado de Luis Figo, que seria eleito melhor jogador do mundo em 2000. O time ainda tinha o holandês Valckx e o búlgaro Balakov.

O jogo foi um toma lá dá cá, uma trocação de gols. Fábio Baiano abriu o placar para o Flamengo aos nove minutos do primeiro tempo, mas Balakov descontou de pênalti, aos 24 e virou o jogo aos 42. Veio o segundo tempo e Fabinho igualou o placar novamente. Fábio Baiano entrou em cena novamente aos 22 minutos da etapa final e fez 3 x 2.

A reação final do Sporting começou aos 32 minutos com um gol de Cadete e foi consolidada aos 45, liderada justamente por um jogador lançado em campo por Bobby Robson no lugar de Paulo Sousa. O volante — e atual técnico do Flamengo — foi substituído aos 21 minutos por Capucho. Ele decidiria a partida praticamente no último lance do confronto.

Anfitrião naquela partida, o Sporting jogou assim sob o comando de Sir Bobby Robson: Lemajic (Costinha); Nelson Alves, Paulo Torres, Peixe (Juskowiak) e Valckx; Paulo Sousa (Capucho), Figo, Antônio Pacheco e Filipe Ramos; Balakov (Carlos Jorge) e Cadete.

Evaristo de Macedo escalou o Flamengo com: Adriano; Fábio Baiano, Índio, Rogério e Rodrigo; Fabinho, Marquinhos, Júlio Cesar (Magno) e Casagrande; Marcelinho (Gelson) e Nélio.

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Final se ganha na estratégia: Dorival foi mais técnico que Filipe Luís

Nem o Flamengo piorou nem o Corinthians passou de abóbora a carruagem. Finais em jogo…

12 horas atrás
  • Esporte

Flamengo x Corinthians: o que esperar do gramado do Mané na Supercopa Rei

  O gramado do Mané Garrincha não estará no padrão de qualidade na Supercopa Rei…

2 dias atrás
  • Esporte

Lucas Paquetá x Memphis Depay: parceria no Lyon vira duelo na Supercopa Rei

  Possíveis adversários em campo neste domingo na Supercopa Rei, às 16h, no Estádio Mané…

3 dias atrás
  • Esporte

Líder, Botafogo expõe Tite ao ridículo de um 4 x 0 depois de 13 anos

Tite lembra o músico de instrumento de sopro que perdeu a embocadura. O Cruzeiro é…

3 dias atrás
  • Esporte

Prévia da 1ª rodada do Brasileirão 2026: análise, curiosidades, palpites e onde assistir

Brasileirão – Série A 2026  Prévia jogo a jogo da #rodada 1   Atlético-MG x…

5 dias atrás
  • Esporte

A geração 2019 do Flamengo segue vencendo fora das quatro linhas

O inesquecível Flamengo da temporada de 2019 sob o comando de Jorge Jesus começa a…

6 dias atrás