Reforço do Flamengo até 2021, Filipe Luís foi adversário rubro-negro em 26 de junho de 2004. Ele era o lateral-esquerdo do Figueirense na vitória do time catarinense por 3 x 0 sobre o rubro-negro, em Volta Redonda, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Dorival Júnior venceu a partida com gols de Sérgio Manoel, Fernandes e Izaías.
O primeiro gol do time catarinense saiu depois de um pênalti sofrido justamente pelo jovem e promissor Filipe Luís. Ele tinha 19 anos. Invadiu a área pela esquerda e foi derrubado pelo zagueiro Andé Bahia. Sergio Manoel abriu o placar. Filipe Luís e o Figueirense saíram do Raulino de Oliveira líderes isolados do Brasileirão. O rubro-negro era comandado por Abel Braga. As atuações em 18 rodadas rodadas na Série A de 2004 chamaram a atenção do Ajax e o clube holandês levou por empréstimo em agosto daquele ano.
Bom de bola, Filipe Luís entrou na lista de René Weber para o Mundial Sub-20 da Holanda, em 2005. O lateral-esquerdo era o único “estrangeiro” entre 21 convocados. Participou da vitória por 2 x 0 sobre a Coreia do Sul na fase de grupos e da decisão do terceiro lugar contra Marrocos depois da eliminação contra a Argentina de Messi nas semifinais. Um dos colegas de Filipe Luís no banco de reservas era o goleiro Diego Alves.
O fim da novela Filipe Luís aumenta a quantidade de jogadores do elenco do Flamengo com pelo menos um título continental (Liga dos Campeões ou Europa League) no currículo. Experiência internacional não falta para a disputa do mata-mata da Libertadores. Se o time rubro-negro passar pelo Emelec do Equador, o jogador de 33 anos poderá ser inscrito nas quartas de final contra o vencedor entre Nacional do Uruguai e Internacional.
Aos 33 anos, Filipe Luís tem no currículo duas conquistas da Europa League, o segundo torneio mais importante do Velho Continente. Faturou o torneio pela primeira vez na temporada 2011/2012 contra o Athletic Bilbao e em 2017/2018 no duelo com o Olympique de Marselha. Além disso, foi vice-campeão da Champions League em 2014 e em 2016. O Atlético de Madrid perdeu as duas finais para o arquirrival Real Madrid.
Além de Filipe Luís, o Flamengo conta com Diego. O camisa 10 era um dos parceiros de Filipe Luís na conquista da Europa League 2011/2012. Entrou no fim do jogo e marcou o terceiro gol do Atlético de Madrid na vitória por 3 x 0 contra o Athletic Bilbao. Diego também amargou o vice da Champions League com Filipe Luís na temporada 2013/2014.
Dos três talismãs rubro-negros, Rafinha é o único no elenco com título da Champions League no currículo. Fazia parte do elenco de Jupp Heynckes na vitória por 2 x 1 sobre o Borussia Dortmund na decisão continental de 2012/2013, em Wembley.Rafinha participou de duas partidas na campanha do título e se machucou. Entrou em campo na vitória diante do Bate Borisov por 4 x 1 e nas semifinais contra o Barcelona, triunfo por 3 x 0.
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima
Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…