Ter um técnico com título da Copa Libertadores da América no currículo nunca pesou tanto quanto nesta edição. Com a classificação do Palmeiras, três dos quatro clubes classificados para as semifinais são comandados por treinadores campeões do torneio continental: Luiz Felipe Scolari, Renato Gaúcho e Marcelo Gallardo. Adversários na disputa pela última vaga, Mano Menezes, do Cruzeiro, e Guilhermo Schelotto, do Boca Juiors, buscam a taça inédita.
A chegada em massa de técnicos campeões às semifinais pode contrariar a lógica. Nos últimos 10 anos, nove técnicos foram campeões da Libertadores pela primeira vez: Edgardo Bauza, Alejandro Sabella, Celso Roth, Muricy Ramalho, Tite, Cuca, Marcelo Gallardo, Reinaldo Rueda e Renato Gaúcho. Apenas Bauza ganhou o troféu duas vezes (2008 e 2014).
Campeão pelo Grêmio em 1995 e pelo Palmeiras em 1999, Luiz Felipe Scolari briga pelo tri pessoal. Pode igualar a coleção de taças do argentino Osvaldo Zubeldia, vencedor, que conseguiu o feito em 1968, 1969 e 1970 à frente do Estudiantes de La Plata. Felipão ficaria a uma conquista do recordista Carlos Bianchi, tetra por Vélez Sarsfield e Boca Juniors.
Atual vencedor da Libertadores, Renato Gaúcho sonha com o bi para igualar o número de títulos de Luiz Felipe Scolari. Ganhou o título no ano passado pelo Grêmio e tenta quebrar um tabu de 17 anos. Carlos Bianchi foi o último treinador a conquistar a Libertadores em duas temporadas consecutivas. O Boca Juniors deu a volta olímpica em 2000 e em 2001.
Três anos depois de levar o River Plate ao título em 2015, Marcelo Gallardo também planeja o bicampeonato pessoal. O desempenho do argentino de 42 anos é impressionante. Em quatro anos, só não chegou entre os quatro em 2016, quando o River caiu nas oitavas.
Mano Menezes bateu na trave em 2007. Chegou à finalíssima contra o Boca Juniors, mas desperdiçou a chance de ser campeão diante de um timaço do Boca Juniors, que contava justamente com Guillermo Schelotto no elenco. Dos quatro técnico que brigarão pelo caneco, o argentino será o único estreante se avançar à decisão da Libertadores.
Últimos 10 anos: técnicos campeões
Nove campeões inéditos
2017: Renato Gaúcho (Grêmio)
2016: Reinaldo Rueda (Atlético Nacional)
2015: Marcelo Gallardo (River Plate)
2014: Edgardo Bauza (San Lorenzo)
2013: Cuca (Atlético-MG)
2012: Tite (Corinthians)
2011: Muricy Ramalho (Santos)
2010: Celso Roth (Internacional)
2009: Alejandro Sabella (Estudiantes)
2008: Edgardo Bauza (LDU)
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…