Neymar é imprescindível para a Seleção Brasileira. Ponto. O único fora de série, blá-blá-blá. Mas isso não dá direito ao astro da companhia de deixar Tite (quase) sempre numa fria.
O treinador fará convocação nesta sexta para os amistosos data Fifa contra Peru e Colômbia, em setembro, nos Estados Unidos. Neymar merece ser chamado? Não! Pra ser sincero nem há necessidade disso agora. Melhor aproveitar a tempestade pessoal de Neymar e aproveitar a bonança trazida pela conquista da Copa América para observar outros nomes até o fim do ano e voltar a chamá-lo no momento certo, ou seja, em março, no início das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Qatar-2022.
Convocar Neymar (agora) será problema para Tite. Deixá-lo fora também, óbvio. Mas, neste momento, é melhor optar pelo segundo caminho em nome da paz na retomada do vitorioso trabalho pós-Copa América. Afinal, como justificar a presença na lista de um jogador que não entra em campo há dois meses? Somente com o nome? Não parece justo com os demais liderados.
A tendência é que a novela de Neymar no mercado da bola tenha efeito colateral na entrevista coletiva de Tite nesta sexta-feira. O treinador adoraria falar apenas sobre o futebol do craque, porém, nos últimos meses, teve de dar pitaco até sobre o suposto episódio de estupro no relacionamento de Neymar com Najila Trindade antes do início da Copa América. Em parte, culpa de Tite. O treinador deveria ter cortado o jogador quando o escândalo estourou. Pouparia o jogador e a si mesmo.
Tite não pode desperdiçar novamente a oportunidade de blindar a Seleção dos problemas pessoais de Neymar. Se o atacante está no centro de uma disputa entre Real Madrid e Barcelona, que decida o destino bem longe da concentração verde-amarela e volte a vestir a amarelinha quando estiver treinando — e jogando futebol — no novo ou no atual clube. Alimentar mais um desgaste por causa de amistosos contra Peru e Colômbia soa totalmente desnecessário.
A novela Neymar atrapalha o jogador, causa desconforto a Tite e trava o caminho de uma porção de jogadores de alto nível no mercado da bola. Philippe Coutinho tem proposta do Bayern de Munique, mas o Barcelona espera inclui-lo na negociação para o retorno de Neymar. Dembélé e Semedo também estão de sobreaviso. O Real Madrid segura Gareth Bale, Keylor Navas e cogitou até usar o atual melhor do mundo Modric como moeda de troca.
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima
Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…