Mundial Sub-17: competições de base da Fifa não escaparão da agenda reformista de Gianni Infantino

Compartilhe

Gianni Infantino aumentou a Copa do Mundo para 48 países em três sedes — EUA, Canadá e México — na edição de 2026. Reinventou o Mundial de Clubes com 24 times a partir de 2021. Extinguiu a Copa das Confederações. Defende a criação da Liga das Nações feminina. Ampliou o Mundial feminino para 32 nações a partir de 2023. Rompeu acordo com a revista France Football e trocou a Bola de Ouro pela fundação do Fifa The Best. Os torneios de base como este disputado desde sábado no Brasil não escaparão da agenda reformista do presidente da Fifa. O mandatário da entidade máxima do futebol não desistiu de unificar os mundiais sub-17 e sub-20 no Mundial Sub-18, proposta vetada no ano passado; ou expandi-los para até 48 seleções em 2021.

O presidente reeleito da Fifa apresentou a ideia de lançar o Mundial Sub-18 com 48 seleções. O torneio seria disputado anualmente. Consequentemente, os mundiais sub-17 e sub-20, ambos disputados em anos ímpares, seriam abolidos. No entanto, Infantino sofreu derrota política nos congressos da entidade realizados no ano passado. A maioria dos 211 países filiados decidiu dar sobrevida às duas competições.

Com a fusão dos Mundiais Sub-17 e Sub-20 temporariamente suspensa, as federações pressionam a Fifa para aumentar a quantidade de participantes nos torneios dos atuais 24 para até 48 seleções a partir de 2021. Os torneios são um importante instrumento político para a Fifa. Falando abertamente: as duas competições representam muitos votos de países considerados praticamente sem voz no mundo da bola.

“Eu garanto a vocês que nós iremos levar mais em conta quando se trata de futebol de jovens garotos e garotas. Nós planejamos ir de um torneio de 24 times no masculino para 48. Para as meninas, nós queremos ir de 16 times para 24. Nós estamos estudando a transição de datas limites bienais para anuais, mas não para todas categorias, apenas para sub-18 e sub-19. O debate segue aberto”, afirmou Infantino durante o congresso realizado no ano passado, na Mauritânia, África.

O Mundial Sub-20 começou em 1977 com 16 países. Vinte ano depois, passou a reunir 24 seleções a partir de 1997. Lançado em 1985, o Mundial Sub-17 também largou com 16 países e passou a contar com 24 em 2007, na Coreia do Sul. Dos 211 países filiados à Fifa, pouco mais de 11% disputam a fase final do Mundial. Com 48, o número da participação de sócios da Fifa subiria para 23%.

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

O combo inegociável: Por que faltou ao Flamengo uma noite perfeita de Rossi

O Corinthians conquistou o Mundial de Clubes da Fifa em 2000 porque, entre outros motivos,…

3 horas atrás
  • Esporte

Um gol só: o limite dos times brasileiros contra europeus no Mundial

Os times brasileiros jamais fizeram mais de um gol nos europeus desde que a Fifa…

11 horas atrás
  • Esporte

Cruzeiro é o sétimo clube do “Big 12 Brasil” comandado pelo técnico Tite

O acerto de Adenor Leonardo Bachi com o Cruzeiro torna o time celeste o sétimo…

1 dia atrás
  • Esporte

Pênaltis de Rayan e John Kennedy explicam Vasco na final da Copa do Brasil

Em 2023, Fernando Diniz fez do jovem John Kennedy, de 21 anos à época, um…

3 dias atrás
  • Esporte

Dorival leva Corinthians à final 261 dias depois da demissão na Seleção

Há 261 dias, Dorival Júnior era demitido da Seleção Brasileira. Se há volta por cima,…

3 dias atrás
  • Esporte

Flamengo 2 x 0 Pyramids: quando 1 centímetro a mais de altura faz diferença

A média de altura dos jogadores escalados pelo Flamengo no início da vitória por 2…

4 dias atrás