Infantino entrega a taça à Ucrânia, campeão mundial sub-20 neste ano. Foto: Alik Keplics/AFP
Gianni Infantino aumentou a Copa do Mundo para 48 países em três sedes — EUA, Canadá e México — na edição de 2026. Reinventou o Mundial de Clubes com 24 times a partir de 2021. Extinguiu a Copa das Confederações. Defende a criação da Liga das Nações feminina. Ampliou o Mundial feminino para 32 nações a partir de 2023. Rompeu acordo com a revista France Football e trocou a Bola de Ouro pela fundação do Fifa The Best. Os torneios de base como este disputado desde sábado no Brasil não escaparão da agenda reformista do presidente da Fifa. O mandatário da entidade máxima do futebol não desistiu de unificar os mundiais sub-17 e sub-20 no Mundial Sub-18, proposta vetada no ano passado; ou expandi-los para até 48 seleções em 2021.
O presidente reeleito da Fifa apresentou a ideia de lançar o Mundial Sub-18 com 48 seleções. O torneio seria disputado anualmente. Consequentemente, os mundiais sub-17 e sub-20, ambos disputados em anos ímpares, seriam abolidos. No entanto, Infantino sofreu derrota política nos congressos da entidade realizados no ano passado. A maioria dos 211 países filiados decidiu dar sobrevida às duas competições.
Com a fusão dos Mundiais Sub-17 e Sub-20 temporariamente suspensa, as federações pressionam a Fifa para aumentar a quantidade de participantes nos torneios dos atuais 24 para até 48 seleções a partir de 2021. Os torneios são um importante instrumento político para a Fifa. Falando abertamente: as duas competições representam muitos votos de países considerados praticamente sem voz no mundo da bola.
“Eu garanto a vocês que nós iremos levar mais em conta quando se trata de futebol de jovens garotos e garotas. Nós planejamos ir de um torneio de 24 times no masculino para 48. Para as meninas, nós queremos ir de 16 times para 24. Nós estamos estudando a transição de datas limites bienais para anuais, mas não para todas categorias, apenas para sub-18 e sub-19. O debate segue aberto”, afirmou Infantino durante o congresso realizado no ano passado, na Mauritânia, África.
O Mundial Sub-20 começou em 1977 com 16 países. Vinte ano depois, passou a reunir 24 seleções a partir de 1997. Lançado em 1985, o Mundial Sub-17 também largou com 16 países e passou a contar com 24 em 2007, na Coreia do Sul. Dos 211 países filiados à Fifa, pouco mais de 11% disputam a fase final do Mundial. Com 48, o número da participação de sócios da Fifa subiria para 23%.
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima
Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…