O duelo deste sábado entre Flamengo e América-MG, às 19h, no Maracanã, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, vai além das quatro linhas. A partida opõe dois técnicos que volta e meia arrumam as malas, desembarcam em Brasília e se dirigem à Esplanada dos Ministérios para exercer poder de influência.
Dorival Júnior e Vágner Mancini ocupam, respectivamente, as vagas de titular e suplente reservadas aos técnicos de futebol na Autoridade Pública de Governança do Futebol (Apfut) — responsável por julgar e avaliar as eventuais denúncias em relação a irregularidades cometidas por entidades desportivas profissionais que aderiram ao refinanciamento das dívidas.
O conselho presidido por Thiago Froes é vinculado à secretaria especial do Esporte e ao ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento. O grupo tem poder de arquivar as denúncias, advertir, dar prazo para correção ou pedir a exclusão da entidade do programa. Os dados mais recentes indicam que 137 associações parcelaram suas dívidas. Algumas não cumprem contrapartidas e são investigados.
Os dirigentes Guilherme Bellintani e Marcelo Paz representam os clubes. Deco e Ricardo Rocha ocupam as cadeiras destinadas aos jogadores. Os árbitros participam do debate com Renato Marsiglia e Gutemberg de Paula Fonseca. Os executivos de futebol Thiago Scuro, CEO do Red Bull Bragantino, e Pedro Daniel, da Ernst & Young, estão no grupo de Fomento ao Futebol.
A escolha dos nomes é feita da seguinte forma: cada associação ou confederação convidada sugere até três nomes. Eles são avaliados pelo Conselho Nacional do Esporte (CNE), que reúne 20 pessoas, entre ex-jogadores, dirigentes e integrantes do governo. Do CNE saem os cinco nomes escolhidos, mas eles também dependem de aval do secretário especial do Esporte. O mandato é de três anos. As atividades não são remuneradas. Apenas os gastos com passagens, hospedagem e alimentação nos dias de reuniões.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…
Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…
O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…
O Candangão terá um boom de SAF’s em 2025. Dos 10 clubes candidatos ao título…