Linfield, campeão da Irlanda do Norte, tem origem protestante. O Celtic, da Escócia, católico
De um lado, o Linfield, campeão da Irlanda do Norte. Do outro, o Celtic, hexa do escocês. Tinha tudo para ser apenas mais um duelo válido pela fase eliminatória da Liga dos Campeões da Europa. Só que não! Trata-se de um confronto entre um time de origem protestante, o Linfield, e outro Identificado com os católicos, o Celtic, em um dia raro na agenda da Uefa. À exceção da final, jogos do torneio são quase sagrados às terças e quartas. A partida de hoje quebra a tradição justamente por questões religiosas.
O duelo de ida, no Windsur Stadium, em Belfast, seria na última quarta-feira, mas houve um impasse. Doze de julho é uma data sagrada na Irlanda do Norte. Feriado. O The Twelfth, Décimo segundo dia, também chamado de Dia ou Festa das Laranjas, faz parte de uma tradição iniciada durante o século 18 na província irlandesa de Ulster, então fortemente povoada por colonos protestantes da Grã-Bretanha, e celebra a Revolução Gloriosa de 1688 por ocasião da Guerra da Sucessão da Inglaterra. Também é um marco da vitória do rei protestante, Guilherme de Orange, sobre o rei Católico, James II, na Batalha do Boyne. O conflito foi travado nas cercanias de Drogheda entre 1º e 11 de julho de 1690, como parte da Guerra Jacobita.
O feriado costuma ser festejado com grandes desfiles em lugares do país, que incluem a Marcha dos Orangistas, em Belfast. Por esse motivo, a Uefa transferiu o jogo entre Linfield e Celtic para hoje. A entidade máxima do futebol europeu é tão rigorosa com seu calendário que essa é apenas a 11ª vez que um jogo da Champions não será na terça ou quarta-feira — excluindo, óbvio, a final, que passou a ser realizada aos sábados. Os outros 10 foram por questões meteorológicas, adiamentos… Jamais devido a questões religiosas.
O feriado de 12 de julho costuma deixar mortos e feridos em Ulster, devido a confrontos religiosos e ideológicos. Consequentemente, o Celtic avisou que seus torcedores não viajariam para a Irlanda do Norte. O duelo de volta, no Celtic Park, já tem 1.500 ingressos vendidos para fãs do Linfield.
O técnico do Celtic, Brendan Rodgers, nasceu na Irlanda do Norte, e demonstrou tristeza no retorno ao seu país. “É uma partida em que o anfitrião não deu garantias de segurança aos torcedores. É uma pena retornar assim à Irlanda do Norte”, reclamou.
Curiosamente, o Campeonato da Irlanda do Norte já teve um Celtic — o Belfast Celtic —, com uniforme idêntico ao do original escocês. Nacionalista, o time deixou a competição em 1948 por causa de agressões dos torcedores aos jogadores no Boxing Day. A equipe chegou a conquistar 14 ligas e 8 copas.
Campeão escocês invicto na última temporada, o Celtic é favoritaço contra o Linfield. O Domo da casa tem como técnico David Healy, autor de três gols na vitória da Irlanda do Norte por 3 x 2 sobre a Espanha em 2006, na capital Belfast. Foi a última partida de Raúl González com a camisa da Fúria.
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…