Abel Ferreira pode ser o quarto português campeão da Libertadores ou da Champions League. Foto: Cesar Greco/Palmeiras
O atual campeão da Libertadores, Jorge Jesus, é português. O sucessor pode ser também: Abel Ferreira. Em alta pelos quatro cantos do mundo da bola, a escola lusitana tem a oportunidade de ganhar neste sábado, às 17h, no Maracanã, o segundo título do país com profissionais diferentes no principal torneio de clubes da América do Sul. Se o Palmeiras derrotar o Santos, a terra de Camões igualará a quantidade de treinadores do país campeões em outro badalado torneio continental — a Uefa Champions League.
Apenas dois técnicos portugueses foram campeões do principal torneio de clubes da Europa. Artur Jorge levou o Porto ao título na temporada 1986/87. Venceu o Bayern de Munique na final disputada em Viena, na Áustria. José Mourinho é o outro português vencedor da Liga dos Campeões. Brindou o Porto com o bi na edição de 2003/04. Depois, levou a Inter ao tri na decisão de 2009/10 contra o Bayern de Munique, em Madri.
A Libertadores também pode ter dois técnicos portugueses campeões: Jorge Jesus arrematou a edição de 2019. Superou o River Plate na final disputada em Lima, no Peru, e tornou-se o segundo técnico europeu a conquistar o torneio. Antes dele, apenas o croata Mirko Jozic havia atingido o feito pelo Colo-Colo do Chile. Portanto, Abel Ferreira está a um jogo de ser o terceiro europeu campeão da Libertadores — o segundo português. Antes, o comandante do Palmeiras é obrigado a desbancar o Santos, de Alexi Stival, o Cuca.
Os êxitos de Jorge Jesus e Abel Ferreira à frente do Flamengo e do Palmeiras, respectivamente, são as partes mais visíveis do sucesso da escola portuguesa. Em 2020, o futebol brasileiro empregou Jesualdo Ferreira (Santos) e Ricardo Sá Pinto (Vasco). Daniel Neri Pinheiro levou o Salgueiro ao título inédito do Campeonato Pernambucano ao derrotar o Santa Cruz na decisão por pênaltis. O compatriota deles António Simões é auxiliar de Paulo Autuori no Athletico-PR.
Duas seleções sul-americanas também apostaram em técnicos portugueses na arrancada das Eliminatórias para a Copa do Mundo Qatar-2022. A Colômbia era comandada pelo demitido Carlos Queiroz até sofrer goleadas por 3 x 0 do Uruguai e da humilhação por 6 x 1 diante do Equador. O ex-técnico do Flamengo, Reinaldo Rueda, deixou a esquadra chilena e assumiu o cargo. A Venezuela continua fiel às ideias do lusitano José Peseiro.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Em 2023, Fernando Diniz fez do jovem John Kennedy, de 21 anos à época, um…
Há 261 dias, Dorival Júnior era demitido da Seleção Brasileira. Se há volta por cima,…
A média de altura dos jogadores escalados pelo Flamengo no início da vitória por 2…
Na gestão do futebol brasileiro, pouco se cria, quase tudo se copia. Para mim,…
O Vasco perdeu o primeiro tempo do clássico desta quinta-feira para o Fluminense porque deixou…
Protagonista da primeira medalha de ouro do Brasil no torneio de futebol masculino na história…