Tiago Nunes orienta o jovem Veiga (C) e o experiente Lucho González em 2018. Foto: Heuler Andrey/AFP
Tiago Nunes tem coração de formador e restaurador de jogadores. Adversário do Palmeiras nesta quinta-feira na altitude de Quito no primeiro jogo das semifinais da Libertadores, o técnico brasileiro da Liga Deportiva Universitaria colocou dois jogadores alviverdes na pista.
Em janeiro de 2018, Raphael Veiga chegou por empréstimo ao Athletico-PR. Roger Machado não contava com ele no elenco palestrino. O meia caiu bem no plantel de Tiago Nunes. Ganhou espaço no meio de campo e bateu campeão da Copa Sul-Americana.
Raphael Veiga formou uma trinca de armadores com Marcelo Cirino e Nikão. Todos com a responsabilidade de abastecer o centroavante Pablo. Atrás deles, o Athletico tinha dois volantes de altíssimo nível: os volantes Lucho González e Bruno Guimarães.
“O Raphael Veiga estava emprestado pelo Palmeiras ao Athetico, e volta ao Palmeiras como um jogador campeão (Sul-Americana-2018). Mas quando retorna, joga pouco. Ele vem a jogar mesmo com a chegada do Abel. Eu já dei algumas entrevistas para alguns meios de comunicação da Itália, da Espanha, da Inglaterra, e quando me perguntam de alguns jogadores que o mercado europeu podia estar de olho, eu sempre cito o Raphael Veiga, é um jogador que é pouco valorizado”, elogiou Tiago Nunes no ano passado, em entrevista ao colega Vanderlei Lima, no UOL.
À época, ele elogiou a versatilidade de Veiga. “Tem todos os atributos que um jogador dessa posição deveria ter. Conversei, inclusive, com ele sobre isso. Outros treinadores que trabalharam com ele disseram que, na Europa, ele seria camisa 8, não seria 10. Por essa característica dele de ser um jogador dinâmico, mas que eles entendem que não seria esse jogador mais próximo do gol. Não sei efetivamente a razão, porque nunca trabalhei na Europa. Mas o Raphael Veiga tem todas as condições, não só de fazer parte do plantel na Seleção Brasileira, e, sim, poderia, tranquilamente, na minha opinião, render fora do Brasil, no mercado europeu”, analisou o treinador, em março de 2024.
Leia também:
Bem me quer, mal me quer: a afirmação de Carrascal e o resgate do Samu – Blog Drible de Corpo
Contratado por 6 milhões de euros na última janela de transferências, o lateral-direito Khellven foi lançado por Tiago Nunes no Athletico-PR. Era jovem na conquista do título da Copa do Brasil em 2019. Disputava posição com Madson e dava dor de cabeça ao técnico.
“O processo de formação dele ainda não acabou, tem que aprimorar individualmente os comportamentos. Temos que ter um cuidado, é o primeiro ano de júnior. Mesmo na equipe principal, ele tem que trabalhar para evoluir e melhorar “, argumentava Tiago Nunes.
Khellven cresceu mais rápido do que o esperado. Assumiu a lateral direita do Athletico nas semifinais da Copa do Brasil contra o Grêmio e não saiu mais. Conquistou o título nacional aos 18 anos. “O Khellven está trilhando um caminho, passo a passo. Foi muito bem quando jogou, tenho um apreço e carinho por ele. Provou que tem personalidade e qualidade, com um cruzamento muito bom”, rendeu-se Tiago Nunes à época.
Tiago Nunes criou monstros para engoli-los. Autor do cruzamento na medida para o gol de Vitor Roque contra o Flamengo, Khellven deve ser titular na lateral direita do Palmeiras no Estádio Casa Blanca, em Quito. Abel Ferreira volta e meia prefere Giay, mas o preferido é o recém-contratado. Raphael Veiga não é mais o dono do pedaço no meio de campo, mas ainda tem moral com Abel Ferreira. A utilização ou não dele depende do adversário.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Dos quatro títulos conquistados pelo Flamengo na temporada, três foram decididos por reforços contratados neste…
Aos 59 anos, a inglesa Jillian Anne Ellis é uma das mulheres mais poderosas do…
A Super Copa Capital não é vitrine restrita aos 1.024 jogadores de até 17 anos…
O Flamengo revolucionou o mercado brasileiro ao conquistar os títulos da Libertadores e do Brasileiro…
O Flamengo tem tradição de conquistar títulos em cobranças de escanteio de um camisa 10…
De um lado o Palmeiras com patrocínio da inglesa Sportingbet no espaço nobre da…