Conmebol marcou final da Recopa e Pré-Libertadores para o Mané Garrincha. Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
Em dia de articulações e confirmações de um pacote emergencial de jogos nacionais e internacionais no Mané Garrincha, uma determinação da Justiça coloca em xeque a continuidade do Campeonato do Distrito Federal e a realização de jogos da Copa do Nordeste, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Pré-Libertadores e Carioca na principal arena do Distrito Federal. A ordem é para que a capital volte ao lockdown a partir desta quinta-feira (1/4). Treze e Botafogo viajaram 1.516km da Paraíba até Brasília para o clássico válido pelo Nordestão. Em meio ao vaivém, não sabem se poderão entrar em campo, no Serejão.
O governador Ibaneis Rocha recorrerá da decisão, mas algumas entidades, como a Conmebol, trabalham com alternativas. Os jogos de Palmeiras e Santos, por exemplo, transferidos de São Paulo para o DF, podem migrar para Assunção, no Paraguai. Por sinal, essa era a ideia original. Há receio de que novas batalhas jurídicas na capital gerem mais instabilidade e prejudiquem os eventos.
Durante esta terça-feira, a bola voltou a rolar com três jogos da terceira rodada do Candangão. Enquanto isso, Palmeiras, Santos, Flamengo, CBF, Confederação Sul-Americana e o escritório da Arena BSB, concessionária que administra o Mané Garrincha, vivia um dia intenso de negociações e expectativas, como publicou o blog no post anterior.
À espera da oficialização da Supercopa do Brasil, em 11 de abril, entre os campeões do Brasileirão (Flamengo) e da Copa do Brasil (Palmeiras), a Arena BSB fechou dois jogos internacionais na principal arena da capital federal.
Pacote fechado para o Mané Garrincha
11/4 – Flamengo x Palmeiras (Supercopa do Brasil)
13/4 – Santos x San Lorenzo (Pré-Libertadores)
14/4 – Palmeiras x Defensa y Justicia (Copa Sul-Americana)
15/4 – Flamengo x Vasco (Campeonato Carioca)
A Conmebol acatou pedido do Palmeiras e transferiu o jogo de volta contra o Defensa y Justicia, pela final da Recopa Sul-Americana, para o Mané Garrincha, em 14 de abril. O atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil tem casa própria, o Allianz Parque, mas está sem-teto devido às restrições a eventos esportivos no Estado de São Paulo.
Mais cedo, o presidente do Santos, Andrés Rueda, disse em entrevista ao blog que o Alvinegro Praiano havia pedido à Conmebol para mandar a partida de volta da terceira fase da Pré-Libertadores contra o San Lorenzo, da Argentina, em 11 de abril, no Mané Garrincha. A solicitação também foi deferida pela Conmebol, às 21h27 desta quinta-feira.
Principal inquilino da arena mais cara da Copa de 2014, o Flamengo preencheu a agenda do Mané Garrincha com o Clássico do Milhões de 15 de abril, contra o Vasco, pelo Campeonato Carioca. As cidades do Rio e de Niterói estão proibidas de receber eventos esportivos. Daí o plano de mandar o confronto na cidade.
Como a decisão da Supercopa está prevista para 11 de abril, Flamengo e Palmeiras estudam passar uma semana em Brasília para treinos e dois jogos oficiais. Ambos, inclusive, começaram a traçar a logística. O Palmeiras, por exemplo, virá da Argentina, onde disputará a primeira partida da final da Recopa Sul-Americana contra o Defensa y Justicia.
No papel, estão previstos quatro jogos em cinco dias na capital federal. Em entrevista ao blog no post anterior, comemorou o sucesso do fechamento do pacote de partidas no Mané Garrincha Resta aguardar as cenas do próximo capítulo na queda de braço entre o GDF e a Justiça.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…
José Mourinho é um dos melhores técnicos do século 21. Levou o Porto ao título…