O futebol inglês não emplacava quatro times nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa desde a temporada 2008/2009. As classificações de Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham são mais uma prova recente da força não apenas dos clubes da Premier League, mas das seleções profissionais e de base da terra da rainha. Embora seja campeã das últimas cinco edições, a Espanha sofreu duro golpe nesta versão. Pela primeira vez desde 2009/2010 o país terá apenas um representante entre os oito.
Volta e meia destacou aqui no blog os feitos recentes do futebol inglês. Na Copa da Rússia, a seleção principal voltou às semifinais após 18 anos. Eles são os atuais campeões mundiais Sub-17, Sub-20 e da Euro Sub-19. Ganharam o Torneio de Toulon em 2017 e colocaram levaram cinco times para as quartas de final da edição passada da Youth Youth Champions League — a versão Sub-19 do torneio continental de clubes.
A soberania inglesa nas quartas de final não é o maior desafio. Reconquistar a Champions League, sim. O Chelsea foi o último clube inglês a atingir o feito. Superou o Bayern Munique na decisão de 2012, na Alemanha. O Liverpool bateu na trave na temporada passada ao perder o título para o Real Madrid. Lá se vão sete anos de jejum. Tempo de mais para o país da Premier League — a melhor liga nacional do mundo.
Apesar da redução de representantes da Espanha nas quartas de final, é impossível desprezar o potencial do Barcelona para peitar qualquer um dos clubes ingleses. Foi justamente assim em 2008/2009. Os britânicos também levaram quatro às quartas de final. O Manchester United, ainda com Cristiano Ronaldo, decidiu o título contra o Barcelona, de Lionel Messi. A equipe catalã conquistou o título no Estádio Olímpico, em Roma.
Há outras coincidências entre os classificados para as quartas de final. Atual campeã da Copa, a França não terá representantes na próxima fase. Eliminada na fase de grupos no Mundial da Rússia, a Alemanha também não contará com um time entre os oito classificados pela primeira vez desde a temporada 2005/2006.
Ausente na última Copa, a Holanda está de volta às quartas de final da Champions League. Isso não acontecia faz tempo. O PSV Eindhoven representou o país na ocasião. Não é qualquer retorno. A Holanda tem seis títulos da Liga dos Campeões: quatro do Ajax, um do Feyenoord e um do PSV. Nas oitavas deste ano, o Ajax desbancou o atual tricampeão europeu Real Madrid com autoridade, uma goleada por 4 x 1 no Santiago Bernabéu.
O sorteio dos confrontos será nesta sexta-feira, em Nyon, na Suíça.
PRESENÇA NAS QUARTAS DE FINAL NAS ÚLTIMAS 10 TEMPORADAS
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…