Um dos carrascos do Brasil, Foden foi eleito o melhor jogador do Mundial Sub-17 em 2017. Foto: Divulgação/Fifa
Vinte e cinco de outubro de 2017. Kolkata, Índia. Inglaterra e Brasil se encontram na semifinal do Mundial Sub-17. A tradição do Brasil nos torneios de base da Fifa indica o favorito. Afinal, o país era tricampeão do torneio à época. Só que não. Naquele dia, a geração nascida a partir de 1º de janeiro de 2000 mostrou ao mundo que o projeta da Football Association (FA) era sério.
Em 2013, o então presidente da entidade máxima do futebol inglês, Greg Dyke, profetizou: “Os nossos objetivos são chegar às semifinais da Euro 2020 e ganhar a Copa do Mundo 2022”. O Mundial Sub-17 foi um dos degraus para os inventores do futebol moderno atingirem a primeira meta. Estão nas semifinais do torneio continental contra Dinamarca nesta quarta-feira, às 16, e podem ir muito além: decidir o título contra a Itália no domingo, em Wembley.
Há quatro anos, o projeto engatinhava rapidamente. A Inglaterra se impôs contra o Brasil na semifinal do Mundial Sub-17. Promessa do Liverpool, Rhian Brewster fez os três gols do triunfo por 3 x 1 contra a Seleção de Paulinho, Rodrigo Nestor, Yuri Alberto e Brenner. Enquanto o grupo comandado por Carlos Amadeu amargou a disputa do terceiro lugar contra Mali, os ingleses conquistavam o título inédito na categoria com goleada por 5 x 2 contra a Espanha.
A Inglaterra campeão do Mundial Sub-17 emplacou dois jogadores no elenco convocado pelo técnico Gareth Southgate para a Euro-2020. Phil Foden (Manchester City) e Jadon Sancho, vendido nesta janela de transferências pelo Borussia Dortmund ao Manchester United por R$ 506 milhões fazem parte do elenco que pode levar a Inglaterra pela primeira vez a uma decisão do principal torneio de seleções do Velho Continente.
O triunfo contra o Brasil foi apenas mais uma peça no quebra-cabeça do projeto ousado. Também em 2017, a Inglaterra conquistou o Mundial Sub-20. A campanha teve triunfos contra outras duas escolas tradicionais nas categorias de base — México e Itália. Aquele grupo protagonista do título contra a Venezuela, na Coreia do Sul, tem Calvert-Lewin como representante na Euro-2020.
Ainda em 2017, a Inglaterra arrematou a Eurocopa Sub-19. Ganhou a final contra Portugal por 2 x 1, na Geórgia. Aquela safra tem Reece James e Mason Mount na semifinal desta quarta contra a Dinamarca. A fusão de diferentes gerações de elencos da base também tem Kane, Stones, Pickford, Shaw, Sterling, Grealish e Chilwell. Todos eles forma comandados pelo técnico Gareth Southgate quando ele era o técnico da seleção sub-21.
A eliminação precoce na Euro-2016 foi o marco para a aceleração do projeto. Naquele 27 de junho, a Inglaterra foi eliminada nas oitavas de final pela Islândia, por 2 x 1. O técnico Roy Hodgson perdeu o emprego e deu lugar a quem sabia exatamente o que estava acontecendo nas academias das divisões de base da FA.
Gareth Southgate levou a Inglaterra de volta à semifinal da Copa do Mundo na Rússia, em 2018, encerrando 28 anos de jejum. Perdeu para a Croácia na semifinal e ficou em quarto lugar após a derrota diante da Bélgica. Três anos depois, ele protagonizou a quebra de outros tabus. Eliminou a Alemanha nas oitavas de final. A Inglaterra está de volta à semifinal da Euro pela primeira vez, desde 1996, como havia prometido Greg Dyke, mas a geração teen com média de 25,3 anos de idade pode superar a meta e alcançar final pela primeira vez. Em casa!
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…