Kaio Jorge, 18 anos, será um dos sub-20 na final entre entre meninos no Rio. Foto: Ivan Storti/Santos
A classificação do Santos para a final da Libertadores contra o Palmeiras — a terceira na história da competição nacional — confirma uma decisão entre meninos no Rio, em 30 de janeiro, no Maracanã, velha casa de festas do alvinegro praiano. Tricampeão, o Peixe buscará o tetra embalado por uma molecada que nem completou 20 anos. O volante Sandry e o centroavante Kaio Jorge têm apenas 18 anos. Há 14 meses, eram campeões do Mundial Sub-17 com a Seleção Brasileira. Os antídotos alviverdes na caça ao bi são Patrick de Paula (21), Gabriel Menino (20), Danilo (19) e Gabriel Veron (18).
A temporada do Santos é fantástica. O clube sofreu desmanche depois do vice-campeonato brasileiro em 2019. Saíram o goleiro Everson, o zagueiro Gustavo Henrique, o atacante Eduardo Sasha e o centroavante Yuri Alberto. Antes, a joia Rodrygo, vendido ao Real Madrid. O técnico Jorge Sampaoli também deixou o clube paulista. O português Jesualdo Ferreira assumiu o time e veio o caos. Eliminação precoce no Paulistão e demissão do lusitano.
Fora de campo, mais bagunça: falta de dinheiro para honrar compromissos financeiros, lambanças como a tentativa de repatriar Robinho, condenado em primeira instância na Itália por estupro coletivo e até impeachment do presidente José Carlos Peres.
Corajoso, Alexi Stival, o Cuca, tomou as rédeas do Santos. Virou de tudo um pouco na tentativa de administrar o caos na Vila Belmiro. Teve sucesso fazendo um elenco limitado jogar bola. Escrevi aqui no blog, em setembro de 2020, que Cuca fazia o melhor trabalho da temporada entre os técnicos brasileiros. A classificação para a final da Libertadores é trabalho puro. Nem o surto de covid-19 nem a internação do treinador por causa da doença pararam o Santos. A caminhada na Libertadores é digna de aplausos. Eliminou LDU, aquele time que joga no fantasma da altitude, o copeiro Grêmio e o Boca Juniors — hexacampeão da Libertadores.
Atração fatal?
Os 8 títulos do Santos no Maracanã
- Campeonato Brasileiro 1962
Torneio Rio-São Paulo 1963
Copa Intercontinental 1963
Torneio Rio-São Paulo 1964
Campeonato Brasileiro 1964
Campeonato Brasileiro 1965
Campeonato Brasileiro 1968
Torneio Rio-São Paulo 1997
Por que Cuca conseguiu isso? Repito a explicação publicada aqui no blog em setembro…
Em vez de gastar saliva menosprezando, minimizando ou relativizando os feitos recentes dos gringos, Cuca deu relevância ao sucesso de Jorge Jesus. Rendeu-se ao trabalho de Jorge Sampaoli. Parece ter estudado e assimilado um pouquinho as ideias deles nos 11 meses em que ficou desempregado. Uma pitada de humildade nunca é demais para ninguém.
Enquanto alguns colegas esforçavam-se para diminuir os estrangeiros, Cuca reconhecia: “Acho o Sampaoli mais tático. Quando vai jogar contra o time dele no domingo, não adianta assistir ao jogo dele da quarta-feira. Não dá para amarrar o time dele, que não vai conseguir. O Jorge Jesus é diferente: ele tem uma filosofia de jogo e conseguiu fazer os jogadores do Flamengo terem harmonia com isso. Ele conseguiu fazer com que os jogadores tenham ambição de buscar a bola o tempo todo no ataque. O futebol cresce com a chegada deles, mas eles também foram ajudado pela montagem de elencos que tiveram, principalmente o Flamengo”, declarou, em maio de 2020, em entrevista ao programa Expediente Futebol do Fox Sports.
O Santos tem Marinho, o cara que desequilibra. Conta com os dribles do venezuelano Soteldo. Diego Pituca é um monstro no meio de campo. Lucas Veríssimo e Luan Peres dão segurança à defesa. Lá na frente, Kaio Jorge, 18 anos, é simplesmente o artilheiro do time na Libertadores.
Considerado azarado, o supersticioso Cuca segue dando provas de sua grandeza. Levou o Atlético-MG ao título da Libertadores em 2013. Brindou o Palmeiras com o Brasileirão 2016. Como diz o hino alvinegro, “agora quem dá bola é o Santos”. O sonho do tetra está vivo. O tri no Mundial também. Quem sabe Cuca finalmente enfrentará o Bayern de Munique. Em 2013, o Atlético-MG foi eliminado pelo Raja Casablanca nas semifinais. Antes, é preciso pensar no Palmeiras.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…
José Mourinho é um dos melhores técnicos do século 21. Levou o Porto ao título…