A derrota do Flamengo para o Grêmio por 2 x 0 deixou a torcida rubro-negra numa situação um pouco parecida com a de 26 anos atrás. No quadrangular semifinal do Brasileirão de 1992, o Flamengo disputava o primeiro lugar do grupo Com o São Paulo para avançar à final e dependia justamente do arquirrival Vasco para ter sucesso.
Na noite de 8 de julho de 1992, o Flamengo recebeu o Santos no Maracanã pela última rodada. No mesmo horário, o Vasco enfrentou o São Paulo, em São Januário. Aos gritos de “entrega”, obviamente para prejudicar o Flamengo, o Vasco desobedeceu o clamor da torcida, goleou o tricolor paulista por 3 x 0 e “ajudou” o arquirrival a garantir presença na decisão. Enquanto isso, o time da Gávea vencia o Santos por 3 x 1. Primeiro do Grupo 1, o Flamengo decidiu o título com o Botafogo.
Guardadas as devidas proporções, o Flamengo depende de uma “ajuda” do Vasco neste domingo não só para manter não somente a liderança do Campeonato Brasileiro, mas a oportunidade de conquistar o título simbólico do primeiro turno. Afinal, na era dos pontos corridos, 12 líderes ao fim da metade da Série A terminaram campeões.
Como quase toda regra tem exceção, o Flamengo é uma delas. Em 2009, o Internacional virou em primeiro, mas o rubro-negro cruzou a linha de chegada em primeiro e levou a taça. Vejamos o que acontecerá neste domingo na conclusão da rodada em que a torcida do Vasco, assim como em 1992, estará louquinha para gritar “entrega”, e os orgulhosos rubro-negros jurarão de pés juntos que não precisam de ajuda. Pode até ser que agora, não, mas o duelo de volta entre Vasco e São Paulo será em São Januário na penúltima rodada. Mas até lá, a história da briga pelo título pode mudar. Ou não.
Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…
Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…