Encontro de Lula com a Seleção é propaganda eleitoral da candidatura do Brasil à Copa de 2027

Compartilhe

Interrompemos nossa programação para exibição do horário eleitoral gratuito. A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no treino da Seleção Brasileira na tarde deste sábado, no Mané Garrincha, não é aleatória. Estratégico, o petista aproveita a ocasião para mandar um recado institucional ao líder da Fifa, Gianni Infantino. Lula está fechado com a candidatura do Brasil a sede da Copa do Mundo Feminina, em 2027.  O encontro, inclusive, foi transmitido na TV Brasil.

Palco da Copa das Confederações, Copa do Mundo e dos torneios de futebol masculino e feminino nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, a arena da capital do país é o palanque político perfeito para turbinar os desejos de Lula e da CBF. Afinal, a concorrência é duríssima e o plano precisa se mostrar coeso. Lula e a CBF queriam as imagens vinculadas a Marta, óbvio, virtual embaixadora da cruzada por votos para abrigar o torneio. O voo dela atrasou e provocou mudanças na programação do Brasil no Mané. Lula esperou para se encontrar com Marta dentro do campo.

Em 24 de abril, a Fifa anunciou quatro candidaturas a sede da Copa de 2027. A África do Sul cobiça o torneio. Na Europa, há uma parceria entre Alemanha, Bélgica e Holanda. A Concacaf apoia o combo formado por Estados e México. A sede será revelada em 17 de maio de 2024, na Tailândia.

Lula foi cabo eleitoral nas vitórias do país na Fifa e no COI para receber, respectivamente, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Em 2009, posou na foto da comemoração com Eduardo Pães, Sérgio Cabral, Carlos Arthur Nuzman, Orlando Silva e a grande caravana presente em Copenhague depois de o Brasil derrotar Madri no último turno do pleito por 66 x 32 na capital da Dinamarca.

Em março, Lula manifestou publicamente apoio à candidatura do Brasil no tour da taça da Copa por Brasília. “O governo, por meio da Presidência, do Ministério do Esporte e do Itamaraty, estará à disposição da CBF para fazer o necessário para que a gente consiga trazer, em 2027, a Copa do Mundo Feminina para o Brasil”, discursou Lula no Planalto.

“Será um evento motivador da construção de uma consciência política junto ao povo brasileiro, para que entenda a participação da mulher efetivamente em todos os cantos que ela puder participar, onde quiser, do jeito que quiser”, acrescentou.

Lula, inclusive, citou o legado da Copa do Mundo de 2014 como aliado para o triunfo do Brasil na candidatura. “Será um evento motivador da construção de uma consciência política junto ao povo brasileiro, para que entenda a participação da mulher efetivamente em todos os cantos que ela puder participar, onde quiser, do jeito que quiser”, acrescentou.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Empate no Sul contra o São José dá norte para o acesso do Gama à Série C

Quem perdeu para o Porto Velho-RO por 2 x 0 no jogo de ida da…

24 horas atrás
  • Esporte

Guia da 22ª rodada do Brasileirão 2026: análises, palpites e onde ver

Brasileirão – Série A 2026  Prévia jogo a jogo da #rodada 22   Grêmio x…

2 dias atrás
  • Esporte

Luiz Henrique: bastidor russo explica fim do negócio entre Zenit e Fla

De São Petersburgo, na Rússia, o colega jornalista Dmitry Zimin, setorista do Zenit pelo principal…

2 dias atrás
  • Esporte

Copa do Brasil pode ter seis técnicos estrangeiros nas quartas de final

A Copa do Brasil pode ter até seis técnicos estrangeiros nas quartas de final entre…

4 dias atrás
  • Esporte

Luiz Henrique pode ocupar lacuna deixada por Everton Ribeiro no Flamengo

A possível contratação de Luiz Henrique pelo Flamengo não é apenas um movimento de mercado.…

4 dias atrás
  • Esporte

“Acho que tenho psicológico forte”: Neymar contradiz discurso em Belém

Um dia antes de enfrentar o Remo no duelo de volta das oitavas de final…

5 dias atrás