Em tempos de Brexit — a saída do Reino Unido da União Europeia — os clubes ingleses são maioria nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa pela segunda temporada consecutiva. Eram cinco entre os 16 classificados em 2017/2018. Quatro em 2018/19: Tottenham, Liverpool, Manchester City e Manchester United. Em tese, isso deveria assustar os concorrentes, mas a hegemonia espanhola mostra que não.
Os representantes da terra da rainha não conquistam a Champions League desde 2012. O Chelsea superou o Bayern nos pênaltis, em Munique. Na temporada passada, o Liverpool bateu na trave. Perdeu para o Real Madrid. Os espanhóis imperam desde 2014. De lá para cá, houve duas decisões entre equipes do país, ambas entre Real e Atlético de Madri.
Os ingleses chegam às oitavas de final ostentando os técnicos mais badalados do mundo. O City com o catalão Pep Guardiola. O United guiado pelo português José Mourinho. O alemão Jürgen Klopp escala o Liverpool e o argentino Mauricio Pochettino detém a prancheta do Tottenham. Mas nos últimos anos, só três homens foram campeões: Carlos Ancelotti e Zinedine Zidane pelo Real Madrid, e Luis Enrique à frente do Barcelona.
O desempenho dos súditos da rainha na fase de grupos não é animadora. Apenas o Manchester City avançou em primeiro lugar. O Tottenham ficou atrás do Barcelona. O Liverpool foi ultrapassado pelo Paris Saint-Germain. O Manchester United viu a Juventus dominar o grupo. Aparentemente, são sinais de que haverá dificuldade no mata-mata.
A Premier League é indiscutivelmente o melhor campeonato nacional da Europa. Porém, só emplacou três campeões no século — Liverpool (2005), Manchester United (2008) e Chelsea (2012). De 2001 para cá, houve 18 edições da competição. Metade conquistadas pelas equipoes da Espanha, leia-se Barcelona ou Real Madrid.
Passou da hora de quebrar a hegemonia. O endreço para isso é conhecido: o estádio Wanda Metropolitano, em Madrid, no dia 1º de junho de 2019. Há inclusive uma inspiração inglesa. Em 1980, o Nottingham Forest, do técnico Brian Clough e do goleiro Peter Shilton, derrotou o Hamburgo por 1 x 0, no Santiago Bernabéu, e fatutou o bi da Liga dos Campeões.
Oitavas de final – Classificados por país
Inglaterra (4): Tottenham, Liverpool, Manchester City e Manchester United Espanha (3): Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madri Alemanha (3): Bayern de Munique, Borussia Dortmund e Schalke 04 Itália (2): Juventus e Roma França (2): Paris Saint-Germain e Lyon Portugal (1): Porto Holanda (1): Ajax
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…