Melayro Bogarde: campeão da Euro-2019 e quarto no último Mundial Sub-17. Foto: KNVB
Há 25 anos, um sobrenome entrava para a história da Uefa Champions League. O zagueiro holandês Winston Lloyd Bogarde participou da última das quatro conquistas do Ajax no principal torneio de clubes do mundo. O então zagueiro de 24 anos era reserva no timaço de Louis van Gaal na temporada 1994/1995. Entrou em campo nas quartas e nas semifinais da principal fase da competição continental. Viu, do banco de reservas, o time holandês superar a Juventus de Fabio Capello por 1 x 0 — gol do centroavante Patrick Kluivert.
Não era fácil competir com a dupla titular formada por Danny Blind e Frank Rijkaard, mas a experiência acumulada naquele timaço comandado por Louis van Gaal — Van der Sar; Reiziger, Blind, Rijkaard e Frand de Boer; Seedorf, Davids e Litmanen; Finidi, Ronald de Boer e Overmars — ajudou Bogarde a evoluir na carreira.
Versátil, o beque e lateral-esquerdo assinou contratos com Milan, Barcelona e Chelsea. Homem de confiança de Louis van Gaal na Catalunha, foi bi espanhol no time azul-grená, ganhou uma Copa do Rei e uma Supercopa da Uefa. Dezesseis anos após o último jogo da carreira com a camisa do Chelsea da Inglaterra, Bogarde vê o sobrinho Melayro Bogarde trilhar o sonho de ser famoso como o tio, que jogou a Euro-1996 e a Copa do Mundo 1998 sob a batuta de Guus Hiddink.
O jovem Bogarde esteve no Brasil, em novembro do ano passado, no Mundial Sub-17. Quatro meses antes, participara da conquista da Euro Sub-17. O jogador do Hoffenheim conversou com o blog, em Brasília, depois da derrota por 3 x 1 para a França na decisão do terceiro lugar. Falou sobre o tio, que hoje é auxiliar de Mitchell van der Gaag no Ajax B.
A última das quatro conquistas do Ajax na Uefa Champions League completará 25 anos em 24 de maio. Este foi o motivo do bate-papo do blog com Melayro Bogarde e ele falou como conheceu a trajetória daquela conquista no Ernst-Happel-Stadion, em Viena, na Áustria. Bogarde nasceu em 28 de maio de 2002, seis meses antes da despedida do tio do futebol com a camisa do Chelsea. “Sou inspirado no talento dele. Conheço a história da final da Champions League de 1995 por fotos que ele mostrou. Ele fala muito também sobre a passagem pelo Barcelona. O conselho dele é para que eu dê 100% de mim sempre”, contou Melayro Bogarde.
O jogador de 17 anos esteve em campo nas derrotas para Japão (3 x 0), Senegal (3 x 1) e na eliminação contra o México nas semifinaiis do Mundial Sub-17 2019, no Bezerrão. A vaga foi decidida nos pênaltis e deu México.
Fomado na base do Feyenoord, Melayro Bogarde embarcou aos 16 anos para a aventura no Hoffenheim. Participou da histórica campanha do clube alemão na Youth Champions League. O time alemão caiu nas semifinais ao perder por 3 x 0 para o Porto.
Marrento, Melayro Bogarde diz durante a conversa que será melhor do que o tio e tem planos ousados. “Sou jogador do Hoffenheim. Quero aproveitar esse tempo para aprender, aprimorar e realizar o sonho de atuar no Barcelona ou no Real Madrid”, projeta o garoto em entrevista ao blog.
Sobre a participação no Mundial Sub-17, quando a Holanda chegou como favorita e terminou a competição em quarto lugar, Bogarde minimizou a perda do título e exaltou o ganho de milhas. “Foi uma competição importante para o meu crescimento como jogador, aprendizado, experiência”.
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima
Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/
Neymar e Gabigol jogaram juntos poucas vezes. Foram felizes na conquista da inédita medalha de…
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…