Desafinados
A semifinal da Taça Guanabara não contará com os quatro grandes pelo terceiro ano consecutivo. O Botafogo vacilou. O intruso da vez é o Resende, adversário do Vasco. Do outro lado, Fla-Flu. O Madureira ficou entre os quatro em 2017. Boavista e Bangu chegaram ao “mata” no ano passado. Em tese, caminhamos para uma decisão entre Flamengo e Vasco. A evolução rubro-negra na goleada por 4 x 0 sobre a Cabofriense é não ter sofrido gol pela primeira vez em jogo oficial no ano. Outro detalhe: dos quatro reforços, três já tiraram o peso das costas e fizeram gol: Rodrigo Caio, Bruno Henrique e De Arrascaeta. Falta Gabriel Barbosa.
100%
Não me esqueci do Vasco. O clube de São Januário merece tópico à parte. De acordo com meu levantamento (confira abaixo), com a vitória por 1 x 0 sobre o Fluminense aqui em Brasília, no sábado, o Vasco é um dos três clubes que ostenta 100% de aproveitamento nos estaduais entre as 20 equipes da Série A do Brasileirão 2019. Os outros são o Goiás e o Ceará, mas a saga do Vozão no Cearense começou neste fim de semana. O Santos era o outro, mas a trupe de Jorge Sampaoli sofreu apagão neste domingo e foi goleada por 5 x 1 pelo Ituano. Cobri a vitória por 1 x 0 sobre o Fluminense no sábado. O time de Alberto Valentim não encanta, mas é organizado e cirúrgico na definição dos jogos.
Aproveitamento nos Estaduais
Times da Série A do Brasileirão
Velho pesadelo
Impressionante o talento do Fábio Carille para planejar jogos contra o Palmeiras no Allianz Parque. O clássico tinha um favorito, mas Luiz Felipe Scolari não pode continuar insistindo no ultrapassado estilo de jogo bruto, Há um elenco caro e sortido na mão. Muito mais do que o Corinthians. O arquirrival não pode jogar na casa do rival como se estivesse no outro parque, o São Jorge. São quatro vitórias em quatro clássicos no Allianz Parque.
Vírus
O Santos, de Jorge Sampaoli, joga com um chip do treinador incutido na cabeça. Quando o software dá pau, o download não é concluído ou é atacante por vírus, acontecem goleadas como essa do Ituano, por 5 x 1. Era assim também com o Athletico-PR de Fernando Diniz. Torço para que os ousados técnicos do Santos e do Fluminense insistam em fazer algo diferente, além da mediocridade do futebol brasileiro. Para não dizer que não falei do São Paulo, desejo boa sorte ao tricolor na Pré-Libertadores. A brincadeira acabou, Jardine!
Vai te pegar
Para mim, a melhor notícia do Cruzeiro é Fred. Bacana ver o centroavante fazendo gols novamente, decidindo jogos como o deste fim de semana contra o Villa Nova. Quem sabe teremos uma briga boa entre ele e Ricardo Oliveira pela artilharia. O matador do Galo lidera a corrida com cinco gols. Talvez, eles sejam os últimos românticos da camisa 9 por aqui…
Desencantou
Por falar em centroavantes, Felipe Vizeu finalmente desencantou com a camisa do Grêmio. O jogador revelado pelo Flamengo não marcava desde 10 de junho de 2018, na vitória rubro-negra por 2 x 0 sobre o Paraná. O jejum durava oito jogos: um no próprio Flamengo, cinco na Udinese e dois no Grêmio. Vizeu marcou na vitória por 3 x 0 sobre o Caxias. Balançar a rede é o critério de desempate contra os concorrentes Jael e André.
Há quase dois anos…
O Bahia não perdeu para o Vitória em 2018 e começa 2019 mantendo a escrita. Quase venceu o Ba-Vi deste domingo, na Fonte Nova. Matheus Rocha evitou o revés rubro-negro no empate por 1 x 1 pela Copa do Nordeste. O último triunfo do Vitória sobre o arquirrival faz quase dois anos, em 27 de abril de 2017. Agora, são 11 partidas de abstinência. Os outros representantes da região no Brasileirão deste ano tiveram resultados diferentes. O Fortaleza, de Rogério Ceni, perdeu para o Botafogo-PB. O CSA passou fácil pelo Sampaio Corrêa, por 3 x 0. O Ceará jogará no sábado pela terceira rodada. Campeonato regional bacana é a Lampions League!
Bossa nova
Escrevi na semana passada que Vinicius Junior merece ser a maior surpresa da primeira convocação de Tite em 2019. A coleção de assistências na temporada e o gol marcado neste domingo sobre o Alavés credenciam o menino a ter uma oportunidade nos amistoso de março. Ouso dizer até na Copa América. Tá aí um torneio ótimo para ele acumular milhas antes do início das Eliminatórias para o Mundial do Catar. Contra o Alavés, ele atuou pela esquerda no primeiro tempo e aberto na direita na etapa final, como gostava Paulo César Carpegiani quando o escalava no Flamengo. A variação é importante. Tá jogando muito, Tite. Nada de teimosia, hein. Talvez, o comportamento na semifinal da Copa do Rei contra o Barcelona neste meio de semana seja determinante para convencer o treinador verde-amarelo a pensar no atacante.
Meu Jesus!
Quando vejo atuações individuais como a de Agüero no triunfo por 3 x 1 sobre o Arsenal, imagino se não seria melhor o Gabriel Jesus procurar outro clube. Lógico que ele está aprendendo muito com Pep Guardiola, que escalou um time pra lá de ofensivo contra os Gunners sem o brasileiro, mas o garoto precisa jogar. O argentino é o dono do pedaço. Realiza o que Gabriel Jesus ainda não consegue: decidir jogo grande, pesado. Jesus precisa mostrar no Manchester City ou em outro clube que também é capaz de fazer milagres.
Três mosqueteiros
Estou de olho em três técnicos nesta arrancada do Candangão. Vilson Tadei faz um trabalho aparentemente seguro, com os pés no chão, à frente do líder isolado, 100%, invicto Gama. Adelson de Almeida está tendo coragem para rejuvenescer o time titular do Brasiliense. Mostrei outro dia desses aqui no blog que nenhum dos últimos oito clubes que subiram da Série D para a C apostavam em um time cheio de veteranos. A média de idade era baixa. Paulo Pereira vai bem no Real, mas pode perder pontos no tapetão por causa de uma suposta escalação irregular. O Ceilândia, de Jairo Araújo, começa a colocar as manguinhas de fora.
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…