Gabriel Átila foi campeão do Brasileirão Sub-20. Foto: Reprodução/Instagram
Celeiro de jogadores de linha como Lúcio, Emerson, Kaká, Amoroso, Washington, Dimba, Felipe Anderson, Reinier e outros, o Distrito Federal tem um goleiro convocado para vestir a amarelinha. Reserva do Atlético-MG na conquista do Campeonato Brasileiro Sub-20 e titular do Galo no Nacional Sub-17, Gabriel Átila é um dos 23 eleitos pelo técnico Dudu Patetuci para o período de atividades da Seleção Sub-18 no Centro de Treinamento do Retrô Futebol Clube, no Recife, de 25 de fevereiro a 5 de março.
Nascido e criado na região administrativa de São Sebastião, Gabriel Átila fez 18 anos no último dia 22 de janeiro. O goleiro começou a agarrar o sonho de ser jogador de futebol em um projeto social da cidade — o Aliança Futebol Clube. A escolinha foi criada em 1994 e atende mais de 100 crianças e adolescentes do bairro e do Entorno do Distrito Federal no contra turno escolar. A escolinha administrada pelo seu João é mantida com ajuda de colaboradores. Gabriel Átila terá como concorrentes Kauã (Flamengo) e Thiago (Grêmio) na Seleção Brasileira e falou sobre a convocação:
“Eu não imaginava, mas estava confiante de que havia feito um grande Campeonato Brasileiro (Sub-17) e fui pego de surpresa hoje (sexta-feira) pela manhã”, disse Gabriel Átila ao blog. de Belo Horizonte, onde mora.
O brasiliense foi para o Vila Nova-GO depois de se destacar na academia do Aliança. Chegou ao Atlético-MG no ano passado e conquistou espaço duplo. Era titular na campanha do Galo no Brasileirão Sub-17, mas o time não passou da primeira fase e ficou fora do mata-mata.
Gabriel Átila conquistou espaço no elenco que disputava o Brasileirão Sub-20 e reforçou o elenco nas finais contra o Athletico-PR.
“É um goleiro que tínhamos observado ano passado pelo Vila Nova-GO e nós o levamos emprestado para o Atlético-MG. A opção de compra dele vence em 28 de fevereiro e o clube comunicou ao Vila Nova que ele será adquirido”, diz ao blog Júnior Chávare, ex-diretor das categoria de base do clube mineiro. “É um goleiro que está treinando muitos dias com a equipe de transição/equipe profissional e tem muitas qualidades. Tem boa envergadura, técnica refinada. Por isso, o clube decidiu contratá-lo”, elogia.
Uma das especialidades de Gabriel Átila é pegar pênaltis. Quando defendeu o Vila Nova, pegou três cobranças na campanha que garantiu o título ao time a Taça Prata da Salvador Cup. O goleiro estava emprestado ao Atlético-MG até o fim da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, que não foi disputada neste ano por causa da pandemia do novo coronavírus.
Dudu Patetuci explicou como será o período de treinos em Pernambuco. “Nosso objetivo é realizar algumas observações após as finais dos torneios nacionais sub-17. As competições mostraram jogadores com muito talento, que se destacaram para representar o Brasil. Temos 11 atletas convocados pela primeira vez para a Seleção Brasileira nessa lista. Será uma oportunidade para vê-los de perto”.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…