O iraniano Alizei Jahanbakhsh lidera a artilharia do Campeonato Holandês. Foto: AZ Alkmaar
Nem só de Mohamed Salah vive a temporada histórica do mundo árabe no futebol europeu. Artilheiro isolado do Campeonato Inglês, o egípcio não é o único goleador nas sete principais ligas nacionais da Europa. A Eredivisie, como é chamado o Holandês, tem um iraniano em primeiro lugar. Aos 24 anos, o atacante Alireza Jahanbakhsh, do AZ Alkmaar, deve ser mais um profissional muito requisitado na próxima janela de transferências.
Alireza Jahanbakhsh comanda a artilharia do Campeonato Holandês com 18 gols. Tem um a mais do que o mexicano Hirving Lozano, do campeão antecipado PSV Eindhoven, e do norueguês Bjorn Johnsen, ambos com 17. Arma do técnico português Carlos Queiroz na Copa da Rússia, Jahanbakhsh tem fama de “matador” desde as divisões de base. Em 2012, foi o artilheiro do Campeonato Asiático Sub-19 com quatro bolas na rede.
A evolução do iraniano é constatada pela coleção de prêmios a cada temporada. Na temporada passada, por exemplo, entrou na seleção de 2016/2017 do Campeonato Holandês. Na versão de 2013/2014, foi eleito a segunda maior revelação da Eredivisie. Em excelente fase, marcou três gols no último dia 18 contra o Vitesse e assumiu a artilharia.
Comparado a Mehdi Mahdavikia, um dos maiores ídolos do Irã, Alireza Jahanbakhsh se inspirou em compatriotas Ali Daei, Ali Karimi e Vahid Hashemian, que se destacaram com as camisas do Bayern de Munique e do Hamburgo no Campeonato Alemão.
Avaliado em 8 milhões de euros, Alireza Jahanbakhsh pode ser o segundo artilheiro árabe do Campeonato Holandês em 10 anos. O marroquino Mounir El Hamdaoui foi o goleador do Campeonato Holandês na temporada de 2008/2009 com 23 gols. Atuava justamente no AZ.
Além de Mohamed Salah e de Alireza Jahanbakhsh, o mundo árabe torce pelo tunisiano Hamdi Harbaoui. O veterano atacante de 33 anos, do Anderlecht, tem 19 gols na competição e disputa a artilharia gol a gol com o francês Teddy Chevalier, do Kortrijk.
Artilheiros
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…