De Raí a Neymar: aniversariante do dia, PSG volta às semifinais após 25 anos com brasileiro decisivo

Compartilhe

O projeto do Paris Saint-Germain parecia condenado ao fracasso até os 45 minutos do segundo tempo, quando o zagueiro Marquinhos deu início a uma incrível virada no Estádio da Luz na abertura das quartas de final da Champions League. Neymar dava pinta de que precisaria da prorrogação para finalmente fazer valer o investimento recorde de 222 milhõe de euros na contratação do camisa 10 — a mais cara da história do futebol. Pois foi dele o passe de presente — hoje é aniversário de 50 anos do clube francês — para o gol do teuto-camaronês Choupo-Moting numa virada épica que lembrou a decisão da Libertadores entre Flamengo e River Plate no ano passado. O gol de empate, inclusive, é semelhante.

A excelente Atalanta, dona do terceiro melhor ataque da Europa na comparação entre as cinco principais ligas do Velho Continente — 98 gols, atrás apenas dos 100 do Bayern de Munique e dos 102 do Manchester City — cometeu o pecado de recuar demais no segundo tempo. Suicídio quando, do outro lado, estão Mbappé e Neymar. Para mim, o melhor em campo. Jogou sozinho no primeiro tempo e foi decisivo na etapa final jogando para o time. Ah, sem cai-cai. Que bom!

Fundado em 12 de agosto de 1970, o PSG demorou 25 anos para chegar à semifinais da Champions League pela primeira vez. Outros 25 para repetir o feito. Não pode esperar até 2045 pella terceira vez. No dia em que o clube virou cinquentão, Neymar repetiu o feito dos compatriotas Ricardo Gomes e Raí. Ambos levaram o PSG às semifinais na temporada 1994/1995 da Champions League. Deram o azar de cruzar com o Milan nas semifinais.

O time rossonero despachou a equipe francesa por 3 x 0 no placar agregado. Se faltava alguma demonstração de amor à camisa do PSG, Neymar deu na comemoração frenética dos dois gols. Nas quartas de final de 1995, o camisa 5 Raí deu início à virada contra o Barcelona no jogo de volta e Guérin decretou a classificação (assista ao vídeo no fim do post). Bakero havia aberto o placar para os espanhóis. Desta vez, o camisa 10 Neymar não fez gol, mas deu assistência daquelas de pegar o controle remoto e voltar várias vezes para ver, rever…

Há 25 anos, o camisa 5 Raí deu início à virada sobre o Barcelona que levou o PSG às semifinais da Champions League. Nesta quarta, o 10 Neymar comandou a virada do time francês contra a Atalanta e colocou o time francês novamente entre os quatro melhores da Champions League

O PSG está de volta às semifinais após 25 anos. Neymar está entre os quatro depois de cinco anos. A última havia sido na conquista do título de 2015 com a camisa do Barcelona, ao lado de Messi e Luis Suárez. O clube francês deu passo enorme para o título. Faltam dois jogos. Um deles contra Red Bull Leipzig ou Atlético de Madrid. Aposto todas as minhas fichas no time espanhol comandado pelo técnico Diego Simeone. Se o meu prognóstico se confirmar, o PSG não terá moleza nas semifinais. Jogo duríssimo. De Libertadores!

Chamo atenção para outro detalhe: mais uma vez a escola alemã emplaca um treinador entre os quatro melhores da Liga dos Campeões. Jürgen Klopp levou o Liverpool ao título na temporada passada. Thomas Tuchel tem o direito de sonhar nesta temporada. É possível, inclusive, uma semifinal entre treinadores alemães. O jovem Julian Nagelsmann, de 33 anos, comanda o Red Bull Leipzig. Do outro lado da chave está Hans-Dieter Flick. O assistente de Joachim Löw na conquista da Copa do Mundo 2014 faz belíssimo trabalho no Bayern.

A maior lição para Neymar é o futebol coletivo. Ele poderia ter resolvido o jogo quando saiu na cara do goleiro e desperdiçou oportunidade incrível. Mesmo assim, tentou carregar o time nas costas. Afinal, Mbappé estava sendo poupado para a etapa final. Acabou de se recuperar a toque de caixa de contusão. Di Maria cumpria suspensão. No segundo tempo, com a parceria de Mbappé, deu protagonismo ao camaronês Eric Maxim Choupo-Moting.

Nascido em Hamburgo, o jogador de 31 anos tem mãe alemã e pai camaronês. Rodou por Hamburgo, Nuremberg, Mainz, Schalke 04, Stoke City e desembarcou no PSG há duas temporadas. Tinha oito gols em 48 jogos antes de entrar em campo na semifinal. O nono gol dele com camisa do PSG — no dia em que o clube completou 50 anos — jamais será esquecido. Neymar e companhia estão a duas partidas da decisão da Champions League!

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Supercopa do Brasil: Brasília receberá Flamengo x Corinthians

O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…

4 minutos atrás
  • Esporte

Flamengo domina: Arrascaeta é Rei da América e Filipe Luís, melhor técnico

O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…

9 horas atrás
  • Esporte

Gol de Gabriel Jesus tem “peso 2” na escala Carlo Ancelotti da Seleção

Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…

15 horas atrás
  • Esporte

Flamengo renova contrato com o técnico Filipe Luís até 2027

Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…

2 dias atrás
  • Esporte

O peso de Tite na contratação do executivo Bruno Spindel pelo Cruzeiro

O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…

4 dias atrás
  • Esporte

Filipe Luís precisa olhar com atenção para o erro de Marcelo Gallardo

Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…

5 dias atrás