De Felipão a Ancelotti: laboratório de 2002 inspira convocação desta segunda

Compartilhe

O ciclo da Seleção Brasileira para a Copa de 2026 lembra cada vez mais o de 2002. “Então vai bater campeão?”, questionarão os apressados. Não estou dizendo isso. Aponto, sim, para as semelhanças, inclusive na convocação desta segunda-feira de Carlo Ancelotti, às 15h30, para as últimas rodadas dos duelos contra Chile e a Bolívia pelas Eliminatórias para a Copa de 2026.

Em 24 de janeiro de 2002, Luiz Felipe Scolari promoveu um “laboratório” a toque de caixa para o Mundial de 2022. O Brasil havia se classificado para a Copa dois meses antes contra a Venezuela, em um sufoco danado.

Felipão aproveitou três amistosos “inventados” pela Confederação Brasileira de Futebol contra Bolívia, Arábia Saudita e Islândia para conhecer de perto jogadores em atividade no futebol nacional à época. O vestibular aprovou alguns candidatos para a lista final.

Nomes como Belletti, Gilberto Silva, Kleberson e Kaká aproveitaram a oportunidade e constaram na relação dos 23 escolhidos para a Copa do Mundo no Japão e na Coreia do Sul em 2002. Oito recrutados à época jamais tinham vestido a camisa da seleção principal.

Felipão era o quarto técnico do Brasil naquele ciclo. Antes dele, passaram pelo cargo Wanderley Luxemburgo, o interino Candinho e Émerson Leão. Ancelotti é o quarto nome diferente depois de Ramón Menezes, Fenando Diniz e Dorival Júnior.

Assim como Scolari, Carlo Ancelotti tem um problemão nas mãos: o tempo desperdiçado pelo entra-e-sai de técnicos e devido aos maus resultados, e a pressa para formar a Seleção a 290 dias do início da Copa do Mundo no Canadá, nos Estados Unidos e no México.

A opção por não chamar Vinicius Junior e Rodrygo e a provável ausência de Neymar abrem espaço para mais novidades. A peregrinação de Carlo Ancelotti e dos assistentes dele por estádios brasileiros para avaliar jogadores reforçam a expectativa.

Em tempo: há semelhanças entre os ciclos de 2002 e de 2026 até no que diz respeito ao craque do time. A participação de Ronaldo na campanha do penta foi uma incógnita nos quatro anos de trabalho devido às lesões do Fenômeno. Neymar é uma incógnita para a campanha pelo hexa no Canadá, EUA e México.

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Personagem do dia 17: God save the Kane, novo artilheiro da Inglaterra em Copas

New Jersey — A Copa do Mundo de 2026 registrou mais um feito histórico neste…

7 horas atrás
  • Esporte

Personagens do dia 15: Gonzalo Plata e Sebastian Beccacece

  O Equador produziu uma das grandes histórias da terceira rodada da Copa do Mundo.…

2 dias atrás
  • Esporte

Personagem do dia 14: o ferrolho italiano a serviço de Vini Jr.

A melhor notícia da vitória do Brasil por 3 x 0 contra a Escócia e…

3 dias atrás
  • Esporte

Podcast | Fast Foot #3: Escócia x Brasil, passa em 1º ou 2º lugar?

Miami — Portas em automático. Partimos de madrugada rumo à Flórida, mas no caminho deu…

4 dias atrás
  • Esporte

De Tostão a Rayan: Brasil tem titular de 19 anos na Copa após 60 anos

  Carlo Ancelotti tem uma característica que o diferencia de alguns técnicos recentes da Seleção…

4 dias atrás
  • Esporte

Personagem do dia 13: Steve Clarke, o “discípulo” escocês de Felipão

Quando a Escócia entrar em campo contra o Brasil, às 19h, no Hard Rock Stadium,…

4 dias atrás