Classificação a fórceps no Allianz Parque teve Weverton como um dos heróis. Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Foi no limite, com sofrimento além da conta, derrota por 2 x 0 para o River Plate no jogo de volta, um gol e um pênalti a favor do time argentino corretamente anulados pelo Árbitro de Vídeo (VAR) mas o Palmeiras é o quarto clube brasileiro no século rebaixado para a segunda divisão a dar a volta por cima com presença na finalíssima da Copa Libertadores da América. Antes do dramático sucesso alviverde, Grêmio, Corinthians e Atlético-MG conseguiram esse feito. Todos foram campeões do principal torneio de clubes do continente. Vinte temporadas depois do título de 1999, o Palmeiras buscará o bicampeonato em 30 de janeiro, no Maracanã, contra Santos ou Boca Juniors.
O Maracanã foi palco de dois títulos do Palmeiras. A Copa Rio de 1951, reconhecida pelo clube como Mundial de Clubes da época, e o Brasileirão de 1967, chamado à época de Taça Brasil. Há dois meses no cargo, Abel Ferreira desbancou Marcelo Gallardo, que está no cargo há seis anos e meio. O lusitano tem a oportunidade de se tornar o terceiro europeu a ganhar a Libertadores. Apenas o croata Mirko Jozic (Colo Colo, 1991) e o português Jorge Jesus (Flamengo, 2019) conseguiram.
O River Plate fez uma exibição épica no Allianz Parque. Merecia, sim, no mínimo, a chance de disputar os pênaltis. Jogou bola e engoliu o Palmeiras em São Paulo. Uma das grandes exibições na história recente da Libertadores em mata-mata. Ao contrário da partida de ida, a experiência do timaço argentino pesou. Os meninos alviverdes sentiram a reação do River. Acuado, o Palmeiras foi pior na partida até mesmo quando teve um jogador a mais que o adversário depois da expulsão de Robert Rojas no segundo tempo e perdeu a invencibilidade.
O time de Abel Ferreira tomou baita susto nesta terça. Tinha vantagem de 3 x 0 construída na partida de ida, em Buenos Aires. Em noite de gala, o River Plate abriu 2 x 0 no primeiro tempo, no Allianz Parque. Chegou a marcar o terceiro corretamente anulado pelo Árbitro de Vídeo. Porém, segurou o placar agregado (3 x 2) e está na decisão da Libertadores pela quinta vez. Amagou o vice em 1961, 1968 e 2000 e levou a taça em 1999 contra o Deportivo Cali.
O Palmeiras tem a chance de ser o quarto clube brasileiro no século a partir da queda para a segunda divisão à conquista da Libertadores. Rebaixado pela segunda vez em 2012, o Palmeiras ganhou o bicampeonato da Série B em 2013 e deu início ao trabalho de recuperação da imagem do clube. Conquistou a Copa do Brasil em 2015, o Brasileirão em 2016 e 2018, o Paulistão em 2020, está na decisão do mata-mata nacional contra o Grêmio e na finalíssima em jogo único da Libertadores, em 30 de janeiro, no Maracanã, contra Santos ou Boca Juniors.
Condenado à segunda divisão em 2007, o Corinthians precisou de cinco anos para se levantar. Conquistou a Série B em 2008, o Paulistão e a Copa do Brasil 2009, o Campeonato Brasileiro 2011, a Libertadores contra o Boca Juniors e o Mundial de Clubes 2012 diante do Chelsea.
Rebaixado pela segunda vez em 2004, o Grêmio esperou 13 anos para completar a volta por cima. O tricolor gaúcho também ganhou a Série B em 2005, deu a volta olímpica na Copa do Brasil 2016 e levantou o tricampeonato da Libertadores na edição de 2017.
O Atlético-MG despencou para a Série B em 2005. Conquistou a Série B na temporada seguinte e coroou a ressurreição com a conquista inédita da Libertadores em 2013.
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…
José Mourinho é um dos melhores técnicos do século 21. Levou o Porto ao título…