Dome surpreendeu o campeão Toronto e foi surpreendido pelo Galo. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Domènec Torrent viveu o outro lado da moeda na estreia como técnico do Flamengo. Viu o “desafiante” Atlético-MG derrotar o atual campeão brasileiro no Maracanã. Bem diferente do que aconteceu em 24 de junho de 2018. Há dois anos, ele debutava pelo New York City como franco atirador e venceu o Toronto FC – detentor do título da Major League Soccer – por 2 x 1.
O técnico catalão teve seis dias de trabalho até a estreia no Flamengo. No New York City, assumiu em 11 de junho de 2008 e estreou duas semanas depois com uma virada por 2 x 1 contra o Toronto FC. Os dois gols foram marcados pelo centroavante norueguês Berget (assista ao vídeo da estreia de Dome no City).
Torrent havia herdado a prancheta de Patrick Vieira. O francês usava o sistema tático 5-4-1 no New York City. Chamo atenção para um detalhe: a coerência do novo técnico do Flamengo nos dois casos. Torrente manteve o mesmo desenho tático do antecessor na estreia à frente do time norte-americano. Venceu de virada no 5-4-1, inclusive com David Villa aberto pela esquerda.
O ex-auxiliar de Pep Guardiola começou a mexer no tabuleiro a partir da segunda exibição. Passou do 5-4-1 para o 4-3-3 na derrota para o Chicago Fire, por 3 x 2. Patrick Vieira também havia utilizado esse formato, mas parecia tê-lo arquivado até deixar o cargo. Antes da chegada de Torrent, alternou configurações usando 3-5-2 e 4-1-4-1.
Doménec Torrent fez a sétima melhor campanha da temporada regular da MLS em 2018 ao assumir o time praticamente na metade da liga; no ano seguinte foi protagonista do melhor desempenho na história do time ao terminar em primeiro lugar na Conferência Leste — segundo na classificação geral da fase de pontos corridos atrás apenas do Los Angeles Galaxy. Nas duas ocasiões, o City foi eliminado nas semifinais dos playoffs da conferência
A tentativa de um trabalho autoral veio no terceiro jogo. Sem Berget e Villa, improvisou o maestro do time como falso nove. O argentino Maxi Moralez assumiu o papel de centroavante postiço em um sistema 4-2-3-1. Foi o homem de referência na vitória por 1 x 0 no clássico contra o arquirrival New York Red Bull. Gol de quem? Moralez! Foram quatro vitórias consecutivas neste formato, com variação para o 4-3-3 no triunfo sobre o Orlando City.
Portanto, não se assuste se Arrascaeta pintar como falso nove uma hora dessas. O truque não seria revolucionário. Mano Menezes usou Arrascaeta como falso 9 no Cruzeiro contra o Flamengo na decisão da Copa do Brasil de 2017. O uruguaio tem perfil para cumprir a missão. Astro do New York City na chegada de Torrent, o espanhol David Villa adaptou-se ao treinador. Atuou aberto na esquerda, mas também fez o papel de centroavante.
Primeira vez em 19 jogos que o Flamengo (time principal) não faz gol. A última havia sido na derrota para o Liverpool, em 21 de dezembro do ano passado, na decisão do Mundial de Clubes da Fifa. A estatística não leva em conta as partidas disputadas pelo time sub-20 no início do Carioca
Assim é Doménec Torrent. Por trás da cautela na manutenção do legado de Jorge Jesus até a metade do segundo tempo da derrota para o Atlético-MG, há um treinador inquieto. A ponto de precipitar alternativas ao encerrar o jogo em um sistema tático retrô dos primórdios do futebol, o 2-3-5, recurso resgatado pelo mestre Pep Guardiola no Bayern de Munique e no Manchester City. Para dar certo, isso precisa ser devidamente treinado e o chip tem que estar incutido na mente do time.
Jorge Sampaoli já tem o Atlético-MG nas mãos. Errou na escalação no primeiro tempo, tomou sufoco e poderia ter perdido o jogo se o Flamengo não abusasse de desperdiçar gols. Porém, o argentino consertou o Galo usando um trunfo que Domènec Torrent ainda não tem. Sampaoli conhece o Flamengo mais que o catalão. Torrent herdou timaço, mas precisa decifrá-lo. A mudança não é tão simples. Tem preço. Alguém pagará caro pela derrota. Talvez, o Atlético-GO.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…