A Copa do Mundo não tem um artilheiro com dois dígitos desde 1970. Há 48 anos, o alemão Gerd Muller encerrou a competição no México com 10 gols. O início dos matadores aqui na Rússia permite projetar que o goleador da edição de 2018 no mínimo igualará o desempenho de Ronaldo. O Fenômeno balançou as redes oito vezes em 2002, na campanha do pentacampeonato.
A melhor arrancada na fase de grupos teve como protagonista o húngaro Kocsis. Na Copa de 1954, na Suíça, ele terminou a terceira rodada com sete gols. O centroavante inglês Harry Kane já tem cinco. Três na goleada por 6 x 1 sobre o Panamá e dois na estreia contra a Tunísia. Em tese, ele é o favorito a atingir a marca dos dois dígitos, mas a tendência é que estacione. A próxima exibição é contra a forte Bélgica. Na sequência, começa a fase de mata-mata.
A última rodada da fase de grupos desafia Cristiano Ronaldo e Lukaku, autores de quatro gols cada um até agora. Vale ficar de olho no russo Cheryshev e no brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa. Todos estão iluminados nesta Copa e brigam pela artilharia.
Na história das Copas, apenas três artilheiros atingiram a marca dos dois dígitos. O mencionado Kocsis fechou o Mundial de 1954 com 11 gols. Quatro anos depois, Just Fontaine anotou 13 vezes com a camisa da França. Finalmente, em 2010, Gerd Muller marcou 10 pela Alemanha.
Em excelente fase, Harry Kane pode ser o segundo artilheiro inglês da Copa do Mundo. Apenas Gary Lineker conseguiu o feito. Marcou seis vezes em 1986. Somando as duas participações em Copas, Lineker marcou 10 vezes na história do torneio — fez quatro em 1990. Portanto, isso dá a medida do início arrasador de Kane. Em duas exibições, o jogador do Tottenham tem metade dos gols de Lineker. O incrível é que Kane simplesmente não fez gol na Eurocopa de 2016, na França. Aqui na Rússia, desandou a marcar.
Artilheiros com dois dígitos
1954: Kocsis (Hungria), 11 gols
1958: Just Fontaine (França), 13 gols
1970: Gerd Muller (Alemanha), 10 gols
Os times comandados pelo técnico Fernando Diniz costumam apresentar dois defeitos: sofrem muitos gols construídos…
Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…