Mané Garrincha recebeu o futebol feminino nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Ed Alves/CB/D.A Press
Brasília será a segunda cidade inspecionada pela Fifa na visita a quatro dos 10 destinos brasileiros recomendados a receber a Copa do Mundo Feminina de 2027. Depois de iniciar a passagem pelo país no Rio de Janeiro nessa terça-feira, a comitiva liderada pela neozelandesa Sarai Bareman desembarcará na capital do país na manhã desta quarta-feira e cumprirá agenda durante o dia inteiro na cidade. Uma delas em um encontro com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em um lanche oferecido no Palácio do Planalto. Do Distrito Federal, elas irão a Salvador e encerrarão a turnê em Pernambuco. Outras seis pré-sedes constam na candidatura verde-amarela: Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Manaus, Cuiabá e Fortaleza. O mínimo de 10 indicações é uma exigência da Fifa.
O blog apurou que a diretora-chefe de futebol feminina e outras 10 delegadas irão até a Arena BRB Mané Garrincha. Palco da abertura da Copa das Confederações em 2013, de sete jogos da Copa do Mundo em 2014, de 10 partidas nos torneios masculino e feminino dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e de oito da Copa América em 2021, o estádio é certo na Copa se a candidatura brasileira superar as concorrências dos parceiros Estados e México; e do combo europeu formado por Alemanha, Bélgica e Holanda. Os demais candidatos a receber o evento também serão visitados na sequência. O país sede será anunciado pela entidade máxima do futebol em 17 de maio, na Tailândia.
Em Brasília, os inspetores almoçarão no Mané Garrincha, onde assistirão a uma apresentação, e na sequência irão até o Palácio do Planalto para um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O convite partiu do Palácio do Planalto e não estava no roteiro. Lula é o principal entusiasta da Copa no Brasil. Depois de trazer os Jogos Olímpicos de 2016 e a Copa do Mundo de 2014, ele quer o torneio no país. Antes do Mundial Feminino no ano passado, bateu bola com as jogadoras da Seleção no gramado do Mané Garrincha em uma propaganda do desejo de abrigar o evento.
Do Palácio do Planalto, a comitiva avaliará a rede hoteleira do Distrito Federal. O Royal Tulip Brasília Alvorada, o B Hotel e a rede Mercure são algumas das hospedagens na lista dos observadores da Fifa. Depois da passagem pelas instalações, a visita terminará no Centro de Treinamento do Brasiliense, no Setor de Clubes Sul.
A visita ao DF é praticamente protocolar. Além da Copa do Mundo, Copa das Confederações e dos Jogos Olímpicos, a cidade abriu recentemente uma final da Recopa Sul-Americana, jogos do Flamengo na Libertadores e do Santos na Copa Sul-Americana, ou seja, eventos de ponta realizados pela Fifa, Confederação Sul-Americana de Futebol e Comitê Olímpico Internacional.
A candidatura do Brasil a sede da Copa do Mundo Feminina 2027 é liderada por Valesca Araújo, responsável pelo planejamento de infraestrutura e operações do evento; Jaqueline Barros, responsável pela articulação com os governos; e Manuela Biz, consultora de Comunicação.
“A gente não precisa investir, a gente não precisa construir, a gente já tem um país praticamente pronto para receber uma Copa do Mundo. Temos equipes de trabalho prontas para executar a Copa do Mundo. E a gente tem uma população apaixonada por futebol, um monte de meninas que amam o futebol feminino e que gostariam de ter esse espaço, essa oportunidade”, afirmou ao site da CBF Valesca Araújo, executiva responsável pela candidatura.
O presidente da CBF também falou em entrevista à CBF sobre a inspeção. “Ë um orgulho receber a delegação da Fifa em nosso país. Nestes dias, vamos mostrar em detalhes o projeto brasileiro para receber a Copa do Mundo de 2027. Tenho a certeza que faremos o melhor Mundial Feminino da história”, comentou Ednaldo Rodrigues.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…