Copa do Brasil: quedas de Flamengo e Palmeiras deixam roteiro imprevisível

Compartilhe
Matheus Bidu comemora o primeiro gol do Corinthians no Allianz Parque. Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Os clubes mais ricos e badalados do país estão eliminados precocemente da Copa do Brasil. Donos dos maiores orçamentos e dos elencos mais badalados, Flamengo e Palmeiras destravam o caminho dos pobres e oprimidos do futebol brasileiro na caminhada não somente rumo ao segundo título mais relevante do calendário, mas também ao acúmulo de premiações. Certamente seria mais difícil com ambos ou um deles no páreo. Quatro das últimas cinco decisões do título de 2020 a 2024 tiveram Flamengo ou Palmeiras.

O Atlético-MG iniciou a faxina varrendo o atual campeão Flamengo da Copa do Brasil. Está aberta a possibilidade do tricampeonato. O Galo conquistou o mata-mata nacional nas edições de 2014 contra o Cruzeiro e de 2021 diante do Athletico-PR. Mais do que isso: o time se mantém em três competições. Segue vivo nas oitavas de final da Copa Sul-Americana e precisa escalar a classificação no Campeonato Brasileiro até 21 de dezembro.

Dorival Júnior desbancou o Palmeiras por 3 x 0 no placar agregado e mostrou por que é o treinador mais copeiro do torneio nos últimos anos. Em 2022, levou o Flamengo ao título eliminando o Atlético-MG nas oitavas. Na temporada seguinte, passou pelo Sport na caminhada do São Paulo até a inédita conquista da Copa do Brasil.

Renato Gaúcho devolveu ao Fluminense a característica de time cascudo em mata-mata. O semifinalista da Copa do Mundo de Clubes da Fifa voltou a se comportar como nas vitórias contra a Internazionale da Itália e o Al Hilal dos Emirados Árabes Unidos e administrou a vantagem diante do Internacional. Venceu no Beira-Rio por 2 x 1 e segurou o empate por 1 x 1 contra o adversário colorado no Maracanã.

O Botafogo jamais conquistou a Copa do Brasil. A possibilidade cresce para o Glorioso com as ausências dos principais concorrentes. Davide Ancelotti deu mais um passo ao se impor duas vezes contra o encardido Red Bull Bragantino e impulsiona o próprio trabalho a deletar da memória do torcedor o traumático vice diante do Juventude na campanha de 1999.

Leia também:

Galo mais lúcido do que doido elimina Flamengo esnobe na Copa do Brasil – Blog Drible de Corpo

O Bahia sofreu mais do que deveria nas oitavas de final contra o Retrô. Passou apertado na Arena Pernambuco. Impressiona a regularidade do tricolor na Copa do Brasil. O clube alcança as quartas de final pela terceira temporada consecutiva. Está entre os oito com mais qualidade e experiência para brigar pelo título depois de duelos de mata-mata duríssimos na Pré-Libertadores e na Copa do Nordeste.

O Athletico-PR ressuscitou na Arena da Baixada graças ao gol no MorumBis e a um lance polêmico: a expulsão de Rafael. As imagens não são conclusivas sobre o possível toque do goleiro tricolor no atacante colombiano Kevin Viveros.

O cartão vermelho mudou a história da partida. O gol de Renan levou a decisão para os pênaltis e o goleiro Santos vestiu a capa de super-herói como nos velhos tempos nas conquistas da Copa do Brasil de 2019 e da Sul-Americana em 2018 e em 2021.

Os despejos de Flamengo e Palmeiras da Copa do Brasil também motivam Cruzeiro e Vasco nos duelos desta quinta-feira contra os alagoanos CRB e CSA. Se a camisa pesar, desenha-se as quartas de final com seis campeões do torneio — Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense e Vasco — e dois candidatos ao título inédito: Bahia e Botafogo. O último novato na sala de troféus foi justamente o Athletico-PR.

As presenças de Flamengo e Palmeiras nas últimas cinco finais

  • 2020: Palmeiras x Grêmio
  • 2021: Atlético-MG x Athletico-PR
  • 2022: Flamengo x Corinthians
  • 2023: São Paulo x Flamengo
  • 2024: Flamengo x Atlético-MG

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Futebol começa o ano contrariando a lógica e premiando o inesperado

Ah, o futebol e suas contradições. Enquanto o Cruzeiro perdia para o Pouso Alegre por…

1 dia atrás
  • Esporte

Entrevista: Gerson, o Canhotinha de Ouro, sincerão no niver de 85 anos

  Não importa se você acessou 2026 com o pé esquerdo ou direito. Deixemos as…

2 dias atrás
  • Esporte

Candangão 2026 tem recorde de SAFs, mas título resiste ao novo modelo

  A 68ª edição do Campeonato do Distrito Federal começa neste sábado testemunhando boom de…

3 dias atrás
  • Esporte

Papo com Endrick: “Ir para a Copa do Mundo depende de mim, não do Lyon”

  O fim de semana pode ser especial na curta carreira de Endrick Felipe Moreira…

4 dias atrás
  • Esporte

O impacto de Arrascaeta no Flamengo e nos mercados de Cruzeiro e Palmeiras

O sucesso do Flamengo em 2025 tem nome e sobrenome: Giorgian De Arrascaeta. O uruguaio…

4 dias atrás
  • Esporte

Com Gerson no Cruzeiro, Flamengo vê maior diáspora dos ídolos de 2019

O iminente anúncio oficial da contratação do meia Gerson pelo Cruzeiro faz com que o…

5 dias atrás