A crise política, humanitária e econômica da Venezuela tem algumas pausas para a felicidade proporcionadas, entre outros esportes, pelo futebol. Em 2017, a seleção sul-americana foi vice-campeã do Mundial Sub-20, na Índia, ao perder a final para a Inglaterra, e segunda colocada no Sul-Americano Sub-17 de 2013, na Argentina. Na noite deste sábado, o Atlanta United conquistou a Major League Soccer (MLS). O artilheiro do time e da liga profissional dos EUA em 2018 é um atacante venezuelano.
Aos 25 anos, Josef Martínez encerrou a competição com 35 gols em 39 jogos, 13 a mais do que o badalado sueco Zlatan Ibrahimovic, autor de 22 pelo Los Angeles Galaxy. É o melhor desempenho de um jogador numa só edição da MLS. Consequentemente, empilhou condecorações individuais. Conquistou o MVP como melhor jogador da temporada, o MVP de melhor jogador do All-Star Game, a Chuteira de Ouro por ter sido o goleador máximo e o MVP da decisão do título. Josef Martínez marcou o primeiro gol na vitória por 2 x 0 sobre o Portland Timbers na decisão da noite de ontem.
Nascido em Valencia, no estadado venezuelano de Carabobo, o atacante de 25 anos começou a carreira no Caracas. Marcou na Libertadores de 2011 na vitória sobre o Unión Española, do Chile. Rapidamente trocou de endereço. Embarcou para se apresentar ao Young Boys, da Suíça. Foi emprestado ao Thun, retornou ao Young Boys e trocou o clube pelo Torino, da Itália, por 3 milhões de euros. No ano passado, defendeu o Atlanta United por empréstimo e depois comprado pelo time norte-americano por 4,5 milhões de euros a pedido do técnico argentino Gerardo “Tata” Martino.
O venezuelano correspondeu ao investimento. Livre, leve e solto, fez 35 gols na temporada — 31 na temporada regular mais quatro na fase de mata-mata. É o símbolo do título inédito do Atlanta United na MLS. Fez hat-trick três vezes na campanha e marcou um par de gols em outros cinco jogos. A intimidade com as redes fez o atacante superar o recorde de gols marcados em uma edição da MLS. A marca era de Roy Lassiter, Chris Wondolowsk e Bradley Wright-Phillips com 27 cada.
Na votação do MVP, Josef Martínez teve 47,93% dos votos. Desbancou o companheiro paraguaio de time Miguel Almiron (15,03%), o sueco Ibrahimovic (11,60%) e o inglês Wayne Rooney (7,8%).Desde que desembarcou na MLS, Martinez marcou 51 golos em 55 exibições. “Este é um dia especial para mim, para a minha família, colegas de equipa e para a cidade. Quero agradecer aos torcedores pelo apoio fantástico”, comemorou a sensação venezuelana em entrevista à MLS.
Precoce, Josef Martínez estreou na seleção da Venezuela aos 18 anos, dois meses e 19 dias. Coleciona 10 gols em 47 jogos. Três deles foram em amistosos e os outros quatro em partidas oficiais nas Eliminatórias para a Copa e a Copa América Centenário. Tem tudo para ser uma das astrelas do torneio no Brasil em 2019.
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…