Ouro em Tóquio, Antony é uma das opções para a ponta-direita. Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Tite tem uma demanda antiga por um ponta-direita. Um jogador não necessariamente destro capaz de tomar conta da posição. O técnico da Seleção testou especialistas, mas também improvisou no setor em busca de soluções. Willian, Philippe Coutinho, Douglas Costa, Gabriel Jesus, David Neres, Everton Cebolinha, Richarlison e Gabriel Barbosa ainda não se firmaram naquele pedacinho do campo e dão brecha a novas observações.
O laboratório continua nesta Data Fifa. Tite aposta em mais duas opções para a ponta-direita: Raphinha (Leeds United) e Antony (Ajax). Há algumas coincidências entre as novas apostas. Ambos atuam abertos na direita em seus respectivos clubes. Estão afinados com a necessidade do técnico da Seleção. Mas há outro detalhe curioso para o qual chamo a atenção neste post.
O processo de evolução dos dois jogadores na Europa teve a contribuição de dois técnicos distintos da escola holandesa apaixonados por pontas. Raphinha trabalhou com Marcel Keizer no Sporting, em Portugal, na temporada 2018/2019. Formou trio de ataque com o centroavante holandês Bas Dost e o ponta-esquerda português Nani. O brasileiro atuava aberto na direita e admite que evoluiu bastante sob a batuta do holandês.
“Quando ele (Marcel Keizer) chegou no Sporting eu estava com uma lesão muscular. Fiquei um mês e meio sem trabalhar com ele, mas depois (quando voltei) vi que o estilo de jogo dele e dos holandeses favorece muito os atacantes e foi muito importante não somente para mim, mas para outros jogadores também a contribuição dele na nossa maneira de jogar”, disse na zona mista virtual da CBF.
Aos 24 anos, o atacante do Leeds United destaca os pontos fortes do jogo dele na disputa por vaga na ponta-direita. “Manter a minha maneira de jogar, que é usar a minha velocidade, drible e chegar perto do gol. São os pontos fortes que eu tenho. Unindo isso são pontos positivos para ajudar a Seleção Brasileira”, disse o gaúcho de Porto Alegre.
Conterrâneo de Ronaldinho Gaúcho, Raphinha espera repetir um feito do ídolo: marcar o primeiro gol com a camisa da Seleção contra a Venezuela. O jogador eleito duas vezes melhor do mundo balançou a rede do adversário na fase de grupos da Copa América de 1999. “Se eu puder fazer nesse jogo metade do que o Ronaldo fez vai ser muito marcante para mim”, disse.
Antony é um dos concorrentes de Raphinha na ponta-direita. Também atua aberto no ataque do Ajax da Holanda — país que é uma fábrica de pontas. Como foi publicado aqui no blog, ele tem o desafio de ser o segundo jogador empregado no país a ser convocado para a Copa do Mundo. O único é Romário, atacante do PSV Eindhoven na lista da Copa do Mundo de 1990.
O futebol holandês ama pontas. A torcida do Ajax gosta ainda mais de Antony por ele ser driblador, uma característica praticamente em extinção na Seleção Brasileira. A medalha de ouro em Tóquio turbinou Antony. Pressionou o técnico Erik ten Hag a achar outro espaço para Berghuis, que havia sido trazido do Feyenoord para atuar justamente na função de Antony.
O atacante brasileiro tem atuado como winger pela direita no 4-2-3-1. Berghuis joga centralizado na linha de três armadores e Tadic completa o setor. O trio é responsável por abastecer o francês Sebastien Haller, sensação da primeira rodada da Champions League. O Ajax tem 37 gols em 11 jogos e média de 3,36 por partida.
O atacante revelado pelo São Paulo atua aberto na direita, mas não se considera engessado. “Eu também posso atuar na esquerda”, pondera. Em atividade na Holanda, o país dos pontas, Antony se inspira neles. Aprendi muito desde que cheguei lá, tive uma grande evolução no Ajax e espero dar continuidade contribuindo aqui na Seleção”, disse o atacante.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…
Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…