Chile festeja a quinta vitória nos pênaltis desde o revés contra o Brasil na Copa 2014. Foto: Divulgação/ANFP
São Paulo — A última decisão por pênaltis de Reinaldo Rueda foi traumática. Final da Copa do Brasil no Mineirão, em Belo Horizonte. O treinador do Flamengo tinha um goleiro que só pulava para um lado só e não defendia nenhuma cobrança: Alex Muralha. Para completar, falhou quem o treinador menos esperava. O camisa 10 Diego viu Fábio defender sua cobrança e garantir o título celeste. O técnico colombiano amargou o vice.
Ao trocar o clube carioca pela seleção do Chile, em janeiro de 2018, Rueda escolheu a melhor terapia. La Roja se tornou uma seleção especialista em decisões por pênaltis desde a traumática eliminação na marca da cal contra o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo 2014. O Chile fez uma partida histórica, heroica, no Mineirão. Poderia ter vencido na prorrogação se não fosse o travessão. Mas deu Brasil nos pênaltis: 3 x 2. Pinilla, Alexis Sánchez e Jara falharam e apenas Aránguiz e Marcelo Díaz converteram.
Desde então, o Chile virou máquina. É impiedoso nos pênaltis. O blog levantou que a seleção venceu todas as últimas cinco disputas. Foram 21 cobranças e apenas um erro. Aproveitamento de 95%. O último revés na marca da cal faz cinco anos. Aquela derrota para o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo 2014. De lá para cá, La Roja conquistou dois títulos da Copa América nos pênaltis contra a Argentina (2015 e 2016); desbancou a Croácia em um torneio amistoso disputado na China, em 2017; desbancou Portugal na semifinal da Copa das Confederações 2017; e bateu a Colômbia nesta sexta-feira nas quartas de final da Copa América 2019. São cinco triunfos consecutivos.
Um ano depois da eliminação contra o Brasil, em Belo Horizonte, o Chile deu início ao fim da maldição dos pênaltis. Empatou por 0 x 0 com a Argentina em casa no tempo normal da finalíssima da Copa América e conquistou o título inédito por 4 x 1 nos pênaltis. Os quatro batedores eleitos por Jorge Sampaoli acertaram: Fernández, Vidal, Aránguiz e Alexis Sánchez.
5 decisões por pênaltis depois da eliminação contra o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo 2014
5 vitórias sobre Argentina (2015 e 2016), Croácia e Portugal (2017) e Colômbia (2019)
Na temporada seguinte, mais uma vitória nos pênaltis sobre a Argentina na decisão da Copa América Centenário disputada nos Estados Unidos. A final novamente terminou empatada por 0 x 0 e o Chile faturou o bicampeonato por 4 x 2. Dos cinco cobradores escolhidos por Juan Antonio Pizzi, apenas Vidal desperdiçou a cobrança. Castillo, Aránguiz, Beausejour e Francisco Silva converteram e decretaram a segunda conquista.
No início de 2017, o Chile embarcou para a Copa da China. Empatou por 1 x 1 com a Croácia no tempo normal e eliminou a seleção que seria vice-campeã da Copa 2018 nos pênaltis por 4 x 1. Os quatro batedores acertaram: Vargas, Galdames, Beausejour e Álvaro Ramos.
21 cobranças de pênalti nas últimas cinco decisões
20 acertos
1 erro de Vidal na final da Copa América Centenário 2016, mas o Chile faturou o bi da Copa América
Veio a semifinal da Copa das Confederações em 2017, na Rússia. Chile e Portugal empataram no tempo normal e na prorrogação. Vidal, Aránguiz e Alexis Sánchez acertaram as cobranças da seleção chilena. Quaresma, Moutinho e Nani erraram e a trupe sul-americana se classificou para a decisão contra a Alemanha. Perdeu o título por 1 x 0, em São Petersburgo.
Nesta sexta-feira, o Chile deu mais uma prova de que tem um elenco especializado em cobranças de pênalti. Empatou por 0 x 0 com a Colômbia no tempo normal e teve 100% de aproveitamento nas cobranças de pênalti. Vidal, Vargas, Pulgar, Aránguiz e Alexis Sánchez classificaram o Chile para as semifinais da Copa América.
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima
Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…