Neymar ficou fora das duas rodadas iniciais nas Eliminatórias para Copa-2018. Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Dúvida para o jogo do Brasil contra a Bolívia nesta sexta-feira, às 21h30, na Neo Química Arena, em São Paulo, Neymar pode ficar fora da estreia do Brasil nas Eliminatórias pela segunda vez. Há cinco anos, o atacante não participou do duelo contra o Chile, no Estádio Nacional, em Santiago, no início da trajetória verde-amarela para a Copa da Rússia.
O motivo da ausência naquele 8 de outubro de 2015 é diferente do suspense em 2020. Neymar cumpria suspensão por causa da confusão protagonizada por ele depois da derrota para a Colômbia na fase de grupos da Copa América do Chile. Após o fim do jogo, o atacante chutou a bola nas costas do colombiano Pablo Armero, tentou dar uma cabeçada no zagueiro Jeison Murillo e foi expulso ao sair de campo. A Conmebol suspendeu o camisa 10 por quatro partidas e Dunga não contou com ele na derrota para o Chile (0 x 2) e na vitória contra a Venezuela (3 x 1). O craque só voltou no empate por 1 x 1 com a Argentina.
Desta vez, Neymar pode ser vetado por causa de dores nas costas. Na manhã desta sexta, o técnico Tite e o médico Rodrigo Lasmar avisaram que aguardarão até o dia da partida para tomar decisão sobre a escalação do jogador. “Ele teve pequena melhora de ontem para hoje, mas não temos ainda nem 24h da dor mais intensa. Tivemos deslocamento, isso tudo dificultou um pouco o tratamento. Ele não tem condições de treino, faz trabalho intensivo com nosso fisioterapeuta e vamos aguardar até amanhã para passar posição ao técnico Tite”, informou Lasmar. Se Neymar não tiver condições, Éverton Ribeiro entrará na equipe.
Estreia nas Eliminatórias para a Copa-2018
Chile 2 x 0 Brasil – 8/10/2015
Jefferson;
Daniel Alves, Miranda, David Luiz (Marquinhos) e Marcelo;
Luiz Gustavo (Lucas Lima), Elias, Oscar, Willian e Douglas Costa;
Hulk (Ricardo Oliveira)
Técnico: Dunga
Por incrível que pareça, o Brasil está acostumado a estrear sem Neymar. Além de ficar sem ele no primeiro jogo das Eliminatórias para a Copa da Rússia, não contou com o astro da companhia na Copa América Centenário, em 2016, e no início da campanha do título continental de 2019, no Brasil. O jogador tirou férias no torneio realizado nos Estados Unidos e foi cortado por causa de lesão na edição do ano passado da Copa América.
Neymar costuma ser pé-quente nas estreias da Seleção. Balançou a rede, em Brasília, no primeiro jogo da Seleção na Copa das Confederações 2013. Balançou a rede também na primeira exibição do Brasil na Copa do Mundo 2014 ao marcar duas vezes contra a Croácia. Em 2015, deixou o dele contra o Peru na Copa América do Chile.
“Weverton é o goleiro, está definido. Ontem, conversamos. São três grandes goleiros. O Weverton vem de grande campanha, fazendo mais de 20 jogos em alto nível. Isto o credenciou nesse momento. Douglas Luiz também está definido, isto já foi trabalhado. A outra no caso da substituição hipotética do Neymar é o Éverton Ribeiro. Esta é a possibilidade, os treinamentos foram dessa forma, mas esperamos e contamos (com Neymar). Vamos aguardar. Não tendo ele, vai Éverton Ribeiro”, anunciou Tite.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…