O Brasília conquistou a primeira edição da Copa Verde. Foto: Iano Andrade/CB/D.A Press. Brasil
A Confederação Brasileira de Futebol não desistiu da realização da Copa Verde nesta temporada. Pelo menos é o que informa a Federação Paraense de Futebol. A entidade divulgou nesta sexta documentos da CBF que projetam o torneio para os meses de janeiro e fevereiro de 2021. A tabela básica do torneio prevê o início em 20 de janeiro e a finalíssima em 24 de fevereiro.
No mês passado, em visita ao Espírito Santo, o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, havia assumido o compromisso de manter a competição. “Há um compromisso do presidente (Rogério) Caboclo, do diretor de competições Manoel Flores de nós cumprirmos o calendário completo. Temos um compromisso de reiniciar a Copa Verde no início do ano que vem”, afirmou o dirigente.
Nos documentos publicados pela Federação Paraense não há uma lista dos clubes classificados para a competição. Gama e Brasiliense têm direito a participar do torneio como campeão e vice do Distrito Federal no ano passado. O plano da CBF é realizar uma competição curta, em no máximo oito datas, com jogos únicos na primeira e segunda fases, e ida e volta nas quartas, semifinais e decisão do título. No total, 24 clubes disputarão o torneio regional.
O plano é o seguinte…
Os critérios para ingressar na Copa Verde estão definidos. Doze vagas são destinadas ao campeão do Distrito Federal e aos vencedores e de 11 estaduais em 2019: Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Outros seis classificados serão apontados de acordo com o Ranking Nacional de Clubes de 2020, excluídos os classificados via título estadual. Outros seis bilhetes ficarão com times da federações mais bem posicionadas no Ranking Nacional de Federações 2020 que tenham até duas vagas asseguradas pelos dois critérios anteriores.
Em tempos de crise financeira agravada pela pandemia do novo coronavírus, a CBF assumirá despesas como transporte, hospedagens e alimentação. Os clubes poderão inscrever jogadores até o último dia útil anterior ao começo da fase quartas de final.
A Copa Verde é disputada desde 2014. Se confirmada, a edição deste ano será a sétima. Brasília (2014), Cuiabá (2015 e 2019), Paysandu (2016 e 2018) e Luverdense (2017) ostentam o título no currículo. O Gama perdeu a final, no Bezerrão, em 2016. O Brasiliense ficou em terceiro na temporada de 2014. O campeão da Copa Verde tem vaga assegurada na Copa do Brasil.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Nem o Flamengo piorou nem o Corinthians passou de abóbora a carruagem. Finais em jogo…
O gramado do Mané Garrincha não estará no padrão de qualidade na Supercopa Rei…
Possíveis adversários em campo neste domingo na Supercopa Rei, às 16h, no Estádio Mané…
Tite lembra o músico de instrumento de sopro que perdeu a embocadura. O Cruzeiro é…
Brasileirão – Série A 2026 Prévia jogo a jogo da #rodada 1 Atlético-MG x…
O inesquecível Flamengo da temporada de 2019 sob o comando de Jorge Jesus começa a…