CBF confirma Copa Verde em janeiro e fevereiro; Gama e Brasiliense são os representantes do DF

Compartilhe

A Confederação Brasileira de Futebol não desistiu da realização da Copa Verde nesta temporada. Pelo menos é o que informa a Federação Paraense de Futebol. A entidade divulgou nesta sexta documentos da CBF que projetam o torneio para os meses de janeiro e fevereiro de 2021. A tabela básica do torneio prevê o início em 20 de janeiro e a finalíssima em 24 de fevereiro.

No mês passado, em visita ao Espírito Santo, o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, havia assumido o compromisso de manter a competição. “Há um compromisso do presidente (Rogério) Caboclo, do diretor de competições Manoel Flores de nós cumprirmos o calendário completo. Temos um compromisso de reiniciar a Copa Verde no início do ano que vem”, afirmou o dirigente.

Nos documentos publicados pela Federação Paraense não há uma lista dos clubes classificados para a competição. Gama e Brasiliense têm direito a participar do torneio como campeão e vice do Distrito Federal no ano passado.  O plano da CBF é realizar uma competição curta, em no máximo oito datas, com jogos únicos na primeira e segunda fases, e ida e volta nas quartas, semifinais e decisão do título. No total, 24 clubes disputarão o torneio regional.

O plano é o seguinte…

  • Primeira fase (jogo único): 20/1/2021
    Segunda fase (jogo único): 24/1/2021
    Quartas de final: 31/1/2021 (ida) e 7/2/2021 (volta)
    Semifinal: 13/2/2021 (ida) e 17/2/2021 (volta)
    Final: 21/2/2021 (ida) e 24/2/2021 (volta)

Os critérios para ingressar na Copa Verde estão definidos. Doze vagas são destinadas ao campeão do Distrito Federal e aos vencedores e de 11 estaduais em 2019: Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Outros seis classificados serão apontados de acordo com o Ranking Nacional de Clubes de 2020, excluídos os classificados via título estadual. Outros seis bilhetes ficarão com times da federações mais bem posicionadas no Ranking Nacional de Federações 2020 que tenham até duas vagas asseguradas pelos dois critérios anteriores.

Em tempos de crise financeira agravada pela pandemia do novo coronavírus, a CBF assumirá  despesas como transporte, hospedagens e alimentação. Os clubes poderão inscrever jogadores até o último dia útil anterior ao começo da fase quartas de final.

A Copa Verde é disputada desde 2014. Se confirmada, a edição deste ano será a sétima. Brasília (2014), Cuiabá (2015 e 2019), Paysandu (2016 e 2018) e Luverdense (2017) ostentam o título no currículo. O Gama perdeu a final, no Bezerrão, em 2016. O Brasiliense ficou em terceiro na temporada de 2014. O campeão da Copa Verde tem vaga assegurada na Copa do Brasil.

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Futebol começa o ano contrariando a lógica e premiando o inesperado

Ah, o futebol e suas contradições. Enquanto o Cruzeiro perdia para o Pouso Alegre por…

10 horas atrás
  • Esporte

Entrevista: Gerson, o Canhotinha de Ouro, sincerão no niver de 85 anos

  Não importa se você acessou 2026 com o pé esquerdo ou direito. Deixemos as…

1 dia atrás
  • Esporte

Candangão 2026 tem recorde de SAFs, mas título resiste ao novo modelo

  A 68ª edição do Campeonato do Distrito Federal começa neste sábado testemunhando boom de…

2 dias atrás
  • Esporte

Papo com Endrick: “Ir para a Copa do Mundo depende de mim, não do Lyon”

  O fim de semana pode ser especial na curta carreira de Endrick Felipe Moreira…

3 dias atrás
  • Esporte

O impacto de Arrascaeta no Flamengo e nos mercados de Cruzeiro e Palmeiras

O sucesso do Flamengo em 2025 tem nome e sobrenome: Giorgian De Arrascaeta. O uruguaio…

3 dias atrás
  • Esporte

Com Gerson no Cruzeiro, Flamengo vê maior diáspora dos ídolos de 2019

O iminente anúncio oficial da contratação do meia Gerson pelo Cruzeiro faz com que o…

4 dias atrás