A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta quarta-feira o ranking atualizado dos 228 times do país. Dos 25 clubes filiados à Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), apenas cinco constam no levantamento. Atual campeão candango, o Sobradinho, que era lanterna na edição anterior do levantamento, está fora desta vez. A justificativa da entidade é que o clube não disputava sequer a Série D desde 2012 e consumiu todos os créditos. O melhor time da capital na lista é o Ceilândia. O alvinegro ultrapassou o Luziânia.
A entidade também soltou o ranking das 27 federações do país. A do Distrito Federal foi “rebaixada”. Era 18ª na divulgação feita há um ano, em dezembro de 2017. Agora, a 20ª. Em relação ao ano passado, foi ultrapassada por Piauí e Acre. O desempenho do DF só é superior ao de Amazonas, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Espírito Santo, Rondônia, Amapá e Roraima.
A queda do Distrito Federal é ruim, principalmente, para futuras requisições de mais vagas, por exemplo, na Série D. O critério de classificação da quarta divisão é o seguinte: os quatro rebaixados da Série C do ano anterior, quatro vagas para o primeiro colocado no ranking nacional das federações, três para os estados colocados do segundo ao nono e duas para os 18 estados restantes, faixa precária em que se encontra a FFDF.
Entre os clubes da capital do país, o Ceilândia tomou a dianteira do Luziânia. O Gato é o 83º. Se o Campeonato Brasileiro tivesse várias divisões com 20 clubes cada, com base no ranking da CBF, o Ceilândia disputaria a Série E. O Luziânia caiu 22 posições em relação a 2017 e está em 112º. Era o 90º em dezembro do ano passado. O time goiano era o melhor do DF no levantamento no ranking de 2017. Equipes de cidades do Entorno do DF, como Luziânia-GO, Fromosa-GO, Unaí-MG e Paracatu-MG. disputam o torneio do DF desde 1997.
O Brasiliense ostenta a melhor vida financeira entre os times do DF, mas regrediu. O Jacaré ocupa a posição 118 no ranking. Em 2017, era o 97º. Culpa da coleção de fracassos na temporada. Foi eliminado nas oitavas de final da Copa Verde pelo Atlético Itapemirim-ES; pelo Oeste-SP na primeira fase da Copa do Brasil; e pelo Sergipe na segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro.
Na sequência do ranking da CBF aparece o Gama. Campeão da Série B do Brasileirão em 1998, o alviverde ocupa o 134º lugar — quarta força entre as equipes da cidade. Na temporada anterior, havia fechado em 115º. Vencedor da Copa Verde em 2014, o Brasília é o 154º no ranking da CBF. Lanterna da lista no ano passado com 25 pontos, o Sobradinho não está entre os 228 clubes do ranking, mas disputará a Série D de 2019 como atual campeão do Distrito Federal.
RANKING DA CBF
Posição dos clubes do DF na lista
83º) Ceilândia
112º) Luziânia
118º) Brasiliense
134º) Gama
189º) Brasília
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…